Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Deus é humor

Deus é humor

 

Três mulheres e seus filhos - Três mulheres conversam sobre as qualidades de seus filhos. Diz a primeira:

- Fico contente que ele tenha decidido seguir o sacerdócio: toda vez que entra em uma sala, as pessoas o olham com respeito e dizem: "Meu padre!".

Os olhos da segunda brilham, e ela comenta:

- Pois eu fico mais contente ainda em saber que meu filho não apenas seguiu o sacerdócio, como foi nomeado cardeal. Assim, quando entra em uma sala, as pessoas abaixam respeitosamente a cabeça, beijam sua mão, e dizem: "Sua Graça!".

A terceira mulher permanece em silêncio. As outras duas se viram para ela e perguntam:

- E seu filho?

- Bem, meu filho... Ele tem um metro e oitenta, é louro, tem olhos azuis. Toda vez que entra em uma sala, as pessoas olham umas para as outras e dizem: "Meu Deus!".

O motorista de táxi e o padre

Assim que morreu, o padre foi direto ao Paraíso. Ali chegando, foi bem recebido por São Pedro, passeou pelos jardins, e de repente se deu conta que um motorista de táxi de sua paróquia, que tinha falecido alguns anos antes em um acidente de carro porque dirigia muito mal, estava ocupando uma esfera mais alta na hierarquia celeste.

- Eu não entendo - reclamou com São Pedro. - Devotei minha vida inteira à minha congregação, e aquele homem nada fez para merecer estar aqui!

- Bem, aqui no Céu nós sempre damos importância aos resultados. Diga-me o seguinte: as pessoas estavam sempre atentas ao que o senhor dizia?

- Na verdade, devo confessar que nem sempre conseguia exprimir direito a importância da fé. Às vezes, notava que certos paroquianos dormiam durante meus sermões.

- Pois então agora o senhor entende porque este motorista tem tantos privilégios aqui. Quando as pessoas entravam em seu táxi, até mesmos alguns ateus se convertiam: elas não apenas permaneciam despertas, como rezavam o tempo todo!

Mantendo a palavra dada

Dois irmãos, de péssimo caráter, costumavam explorar os trabalhadores de sua aldeia. Mas para manter as aparências, frequentavam a igreja aos domingos.

O antigo pastor resolveu aposentar-se, e um novo foi transferido para o lugar - um homem jovem, com a reputação de falar sempre a verdade, dono de um imenso carisma. Cheio de entusiasmo, resolveu fazer uma série de reformas no templo; quando começou a coleta de doações entre os fieis, um dos irmãos malvados morreu.

Na véspera do enterro, o outro irmão procurou o pastor, e entregou-lhe um cheque com a quantia suficiente para terminar os trabalhos que estavam sendo feitos.

- Mas existe uma única condição - disse. - Amanhã, na hora de encomendar o corpo, o senhor precisa dizer que meu irmão foi um verdadeiro santo. Sei que o senhor jamais falta com a palavra dada.

O pastor prometeu fazer o que ele pedia, recebeu o cheque, e retirou o dinheiro.

No dia seguinte, cumpriu sua palavra:

- Este era um homem mau - disse ele durante a cerimônia. - Explorava os mais pobres, emprestava dinheiro a juros extorsivos, enganava sua esposa, e abusava dos mais fracos.

Depois de uma pausa, concluiu:

- Mas, comparado com o seu irmão que ainda está entre nós, o morto era um verdadeiro santo.

Diário do Nordeste, 15/09/2018