Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Crise, não só política

Crise, não só política

 

Há poucas semanas participei de um encontro preparatório de uma conferência que organizarei em Lisboa para a Fundação Champalimaud sobre a crise da democracia representativa. Ao encontro compareceram, ademais dos responsáveis pela Fundação, Alain Tourraine, Pascal Perrineau, Michel Wiewiorka, Ernesto Ottone, Miguel Darcy e Nathan Gardels, entre outros intelectuais.

Os debates ressaltaram que a população desconfia da justeza e mesmo da capacidade de gestão dos sistemas políticos-partidários prevalecentes nas democracias representativas. Um dos presentes citou o abade Seyès, que afirmava: "se o poder vem dos que estão em cima, a confiança vem dos que estão em baixo".

Escapam dessa crise, por óbvio, os países nos quais prevalecem formas autoritárias de mando nos quais conta a repressão, não o consentimento.

Perrineau chamou a atenção para dados mostrando que não diminuiu a confiança nas famílias, nas instituições comunitárias, no localismo. A crise parece ser mais "política" e quanto mais distante a pessoa está dos centros de poder, mais desconfia deles.

Tem inegavelmente uma dimensão territorial: quanto mais afastados estão os núcleos populacionais das novas modalidades de produção e da vida associativa contemporânea "em rede", maior a probabilidade do seu enraizamento nas tradições, maior o "conservadorismo" e maior temor do "novo", principalmente da substituição do trabalho humano por máquinas. Pior ainda por máquinas "inteligentes".

Há mais: nesta quebra de confiança, vão de cambulhada as instituições políticas criadas ao longo dos dois últimos séculos, os partidos e os parlamentos.

O analista se surpreende quando vê que na distribuição de voto, tanto nas últimas eleições francesas, como nas inglesas do Brexit ou nas norte-americanas que elegeram Trump, o "voto operário" se deslocou para a "direita" e junto com ele, se foi também boa parte do voto proveniente do que se chamava de "pequena burguesia".

O LabourParty inglês, os Democratas nos Estados Unidos e os Socialistas e comunistas na França foram levados de roldão pelo voto "conservador", ou, quem sabe?, pela formação de uma maioria de outro tipo, como fez Macron.

Em resumo, há algo de novo no ar e não apenas nas plagas brasileiras. Uma nova sociedade está se formando e não se vê claramente que instituições políticas poderão corresponder a ela. Dito à moda gramscsciana: o velho já morreu e o novo ainda não se vislumbra; ou, se vislumbrado, não é reconhecido, acrescento.

Que força motora provoca tão generalizadas modificações?

Relembrando o assessor de Clinton que dizia sobre o fator chave nas eleições, "é a economia, seu bobo", poder-se-ia dizer agora: é a globalização (como digo há décadas). Esta surgiu com as novas tecnologias (nanotecnologia, internet, robotização, conteinêres, etc.) que revolucionaram as relações produtivas, permitiram a delocalização das empresas, a substituição de mão de obra por máquinas, a interconexão da produção e dos mercados etc.

Tudo visando "maximizar os fatores de produção", ou seja, concentrar os centros de criatividade, dispersar a produção em massa para locais de mão de obra abundante e barata, e unificar os mercados, sobretudo financeiros. Criaram-se assim condições para a emergência de sociedades novas.

Novas não quer dizer "boas sociedades", depende de para quem. Sem dúvida o crescimento exponencial da produtividade e da produção aumentou a massa de capitais no mundo. Sua distribuição, entretanto, não sofreu grande desconcentração.

Mais ainda, o "progresso" trouxe, ao lado da diminuição da pobreza no mundo, o aumento do desemprego formal e dificuldades para a empregabilidade, posto que o trabalho humano conta mais, nos dias de hoje, se junto com ele vier criatividade.

Globalmente houve um amortecimento do controle nacional de decisões (pela concentração de poder nos polos criativo-produtivos e bancários) sem haver regras de controle financeiro global. Com isso, a ameaça de crises, ou ao menos a percepção da possibilidade dela, aumentou as incertezas.

É inegável que a "nova sociedade"incrementa a mobilidade social (formam-se o que, a falta de melhor nome se está chamando de "novas classes médias") e ao mesmo tempo se criam contingentes não desprezíveis de inocupados ou impropriamente ocupados (novas formas de subemprego).

Ao mesmo tempo se deslegitimam as formas institucionais anteriores, os partidos, e mesmo as de coesão social (as classes com seus sindicatos e associações). Criam-se sociedades fragmentadas ás que se somam, em situações como a brasileira, a fragmentação dos partidos.

Em qualquer caso, dá-se perda de sua credibilidade. Pouco a pouco dissipam-se os laços entre "a sociedade" e o "sistema político".

Há, portanto, mais a ser entendido e contextualizado do que uma crise do sistema representativo.

Isso implica novos populismos e levam a "direita" ao poder? Não necessariamente.

Alain Touraine, em sua apresentação, se referiu a um tema que lhe é caro: liberdade, igualdade e dignidade são os motes nos quais há que persistir.

Mas como? Trump juntou os cacos da "velha sociedade", o rustbelt, temerosa dos outros e do futuro (lá vêm os imigrantes, ou os terroristas ou, extremando, os "muçulmanos") e ganhou. Macrom, contudo, ganhou defendendo a liberdade e o progresso (a globalização e a integração da Europa) e combateu as corporações, poderosas na França.

Em países como o nosso, isto não basta: há que insistir na igualdade (nas políticas sociais, em reformas que combatam os privilégios corporativos). E, principalmente, na "dignidade", no respeito à pessoa, e à ética.

O "basta de corrupção!" não é uma palavra de ordem "udenista". É um requisito para uma sociedade melhor e mais decente. Em momentos de transição, a palavra conta: só ela junta fragmentos, até que as instituições e suas bases sociais se recomponham.

É o que nos está faltando: a mensagem que aponte caminhos de esperança para passos à frente.

O Globo, 02/07/2017