Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Além do Fato: Credo do otário

Além do Fato: Credo do otário

 

''A gente não é bobo''

(Duda Mendonça)


 


1. Creio na existência do interesse coletivo, na virtude política e na justiça social.


Eu sou otário.


2. Creio que o dinheiro do contribuinte é público e é administrado pelo governo, mas não pertence ao governo.


Eu sou otário.


3. Creio no direito dos contribuintes de se recusarem a pagar impostos quando o dinheiro público for objeto de malversação pelo governo.


Eu sou otário.


4. Creio que os políticos são delegados dos eleitores e têm que prestar contas de seus atos e dar transparência a suas ações.


Eu sou otário.


5. Creio no direito dos eleitores de revogar o mandato de representantes infiéis e corruptos, mesmo na duração do mandato.


Eu sou otário.


6. Creio que os funcionários públicos de todos os escalões são servidores dos contribuintes e têm que pautar seu comportamento pelo uso honesto do dinheiro público, pela eficiência e pela civilidade.


Eu sou otário.


7. Creio que tanto assalta o patrimônio do cidadão o contribuinte que sonega imposto quanto o Estado que cobra impostos escorchantes.


Eu sou otário.


8. Creio que são tão corruptos o político e o funcionário público que cobram propina quanto o empresário que oferece propina em troca de favores.


Eu sou otário.


9. Creio que a impunidade é a madrinha da corrupção e que a prisão especial para portadores de diplomas universitários viola o princípio da igualdade perante a lei.


Eu sou otário.


10. Creio que é mais corrupto o político que compra voto abusando do poder econômico do que o eleitor que vende voto por necessidade econômica.


Eu sou otário.


11. Creio que é menos criminoso o camelô que vende produto contrabandeado para sobreviver do que o empresário que subfatura, sobrefatura, lava dinheiro e sonega imposto para se enriquecer.


Eu sou otário.


12. Creio que a República é o regime político que se define pela preocupação com a coisa pública e que o clientelismo, o nepotismo, o patrimonialismo, o mensalão são a corrupção da República.


Eu sou otário.


Otários do Brasil, uni-vos!


 


Jornal do Brasil (Rio de Janeiro) 18/08/2005

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), 18/08/2005