Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Agora vai

Agora vai

 

Durante anos, eu atribuía as desgraças do Brasil ao fato de não terem encontrado os ossos de Dana de Teffé, assassinada há uns 40 anos pelo amante e advogado Leopoldo Heitor. Seus ossos nunca foram encontrados. O Brasil inteiro atribuía ao desaparecimento de Dana todos os problemas que entravavam o
seu progresso.

Dana de Teffé era uma bailarina que pertencia ao grupo do Marquês de Cuevas, na época a companhia de balé mais famosa do mundo. Encerrada sua carreira, ela se tornou espiã de vários Estados fascistas, que eram muitos nos anos 1930 e 40.

Leopoldo Heitor era um gênio. Levou sua amante para um passeio de carro. Dana nunca mais apareceu nem viva nem morta. O Brasil comprou equipamentos especiais para revolver a terra de todo o território nacional. Encontraram ossos de galinha, de cachorros, de gatos e de alguns fetos que os pais deram sumiço.

Examinados por peritos internacionais, nenhum desses ossos eram de Dana de Teffé. Os jornais noticiavam o seu desaparecimento em manchetes indignadas. Dana era rica e Leopoldo Heitor ficou com todos os bens dela, que eram muitos.

Eis que nesta semana, a Folha encaminhou-me uma mensagem de leitor anônimo sobre o caso que empolgou o país, afirmando que a ossada de Dana de Teffé foi achada em Paraty, na antiga casa de Leopoldo Heitor. Um relógio com o nome de Dana foi encontrado entre os ossos. A casa fica no largo de Santa Rita, atrás da cadeia velha.

Houve um precedente esportivo. O Vasco era o "Expresso da Vitória" e deu uma surra de 12 a 0 no Andaraí, clube que não mais existe. Um torcedor do time derrotado enterrou um sapo no estádio vascaíno, o Vasco nunca mais venceu o Andaraí. O resgate dos ossos de Dana certamente fará o Brasil encontrar o seu desenvolvimento sustentável. 

Folha de São Paulo , 05/06/2016