Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Tarcísio Padilha

Perfil do Acadêmico

Quinto ocupante da Cadeira nº 2, eleito em 20 de março de 1997, na sucessão de Mário Palmério e recebido em 13 de junho de 1997 pelo acadêmico Arnaldo Niskier. Recebeu os Acadêmicos Ana Maria Machado, Luiz Paulo Horta e Marco Lucchesi. Presidiu a Academia Brasileira de Letras em 2000 e 2001.
Cadeira: 
2
Posição: 
5
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
17 de Abril de 1928
Naturalidade: 
Rio de Janeiro - RJ
Brasil
Data de eleição: 
20 de Março de 1997
Data de posse: 
13 de Junho de 1997
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
9 de Setembro de 2021
Local de falecimento: 
Rio de Janeiro
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • 'Coronel, coronéis' após 40 anos

    Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), em 28/12/2005

    A complexidade do Brasil não lhe nega a unidade em que língua e religião reforçam o tecido do país. Assim, a palavra Nordeste vinca seu perfil numa identidade forte e, por vezes, fagueira, a nos mostrar um Brasil plantado no solo, onde é marcante a presença de um humanismo próprio, como a dizer que os avanços da tecnologia não nasceram para desmentir o que há de humano no homem. A poeira das caatingas do solo nordestino nos fala ao imaginário e à consciência de que a realidade jamais se cristaliza, mas desliza nas conversas ao pé do ouvido. É certo que o folclore nos dá conta das tradições que por lá campeiam, mas tudo feito de leveza e de comunicação. O ruído das vozes cantantes, as cantigas improvisadas, as danças regionais, as manifestações religiosas estão a revelar uma inegável especificidade.

  • Sessão Solene de Recepção à Acadêmica Ana Maria Machado

    Vossa presença entre nós, hoje, é o consectário natural e mesmo obrigatório de um percurso pleno de afirmação literária da mais alta qualidade que, de há muito, transpôs nossas fronteiras. Esta é a vossa casa, que sempre amastes como se evidenciou em vosso discurso na festa de aniversário da  ABL, quando, neste mesmo salão nobre, recebestes há dois anos o prêmio maior desta Academia, o prêmio Machado de Assis. 

Vídeos relacionados