Início > Artigos

Artigos

  • A Fonte do Amado

    Comunità Italiana, em 23/01/2017

    A cada livro do teólogo e escritor Faustino Teixeira adquirimos novas potências ecumênicas e toda uma saudável inquietação em torno das núpcias com o Amado. Como quem restaura as pontas de uma prisca e de uma tarda theologia ou, em outras palavras, a tradição e as malhas do percurso místico, de saltos e abismos, conjugados no plural, quando diminui a tensão dos fios, nas demandas que se alternam entre o mapa e o relevo, o sistema e a aventura. Porque cada biografia mística é matéria intransferível e ao mesmo tempo fonte de partilha, porque o bem, como diziam os antigos, é sempre difusivo.

  • É prioridade?

    O Globo, em 19/01/2017

    A reação dos governadores ao Plano Nacional de Segurança do governo Temer, pressionando para que uma verba federal seja bloqueada no Orçamento para a segurança pública, assim como é feito com a educação e saúde, mostra bem o impasse a que chegamos.

  • Para não virar Colômbia

    O Globo, em 18/01/2017

    As Forças Armadas vão fazer uma operação limpeza nos presídios, utilizando toda a tecnologia mais moderna, e ao lado disso o governo federal vai financiar os Estados para a aquisição de bloqueadores, raios-x e scanners. Essas varreduras serão realizadas aleatoriamente, nos 12 meses seguintes à requisição do governador.

  • Trump e a pós-ética

    O Globo, em 18/01/2017

    O mais grave é que metade da maior democracia do mundo concorda e apoia essa subversão de valores. Vamos ver no que vai dar.

  • O canto dos cegos

    O Globo, em 17/01/2017

    ‘Aprendi que, mesmo com a deficiência, é possível crescer e se desenvolver no mercado de trabalho igual a qualquer pessoa’, diz operador de telemarketing.

  • Avanço fundamental

    O Globo, em 17/01/2017

    Especula-se que presidente Michel Temer, pressionado pela realidade que a cada dia mostra a gravidade da crise nas penitenciárias brasileiras, pretende procurar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para discutir a descriminalização do porte de drogas para uso próprio.

  • Sucesso parcial

    O Globo, em 15/01/2017

    A consultoria Macroplan, do economista Claudio Porto, especializada em análises prospectivas, considera ndo que  o governo de Michel Temer iniciou um ciclo de reformas e ajustes importantes, mas carrega recordes de impopularidade, apesar de manter força dentro do Congresso, montou quatro cenários para os próximos dois anos, que dão maior probabilidade de haver um sucesso parcial do governo.

  • Mário Soares, o pedagogo da democracia

    O Imparcial (MA), em 15/01/2017

    Devemos, como a ninguém, a Mário Soares a modernização democrática de Portugal. Rechaçou & fossilização salazarista, numa liderança indiscutível de um mestre do consenso. Preso, e mesmo torturado, durante o autoritarismo, na ilha de São Tomé, veio, liberado, a Paris para organizar, sem descanso, uma militância. 

  • O social e a literatura

    A Tribuna (ES), em 15/01/2017

    E essa invasão cresceu nos últimos anos, ao ser examinado mais o autor, em face da sociologia ou da ideologia do que a construção da obra, como se a criação fosse um resultado da sociedade, quando a sociedade pode influir, mas não é a criação que merece atenção como um acontecimento em si mesmo, com a intuição, que se ilumina na sensibilidade da inteligência.

  • E se Deus negar?

    O Globo, em 14/01/2017

    Minha implicância não é com a religiosidade do prefeito, é com o indevido uso político dela, seguindo o projeto de poder de seu tio, o bispo Macedo.

  • Cenários de incerteza

    O Globo, em 14/01/2017

    A atual crise de segurança tornou-se uma questão  determinante nos  cenários delineados para o futuro do governo federal -  regularmente divulgados pela consultoria Macroplan, empresa especializada em estratégia e estudos prospectivos que acaba de concluir estudo que busca  antecipar se Michel Temer terminará o seu mandato e, isso ocorrendo - o que é mais provável - como será  o desempenho do governo nos próximos dois anos, baseados em tendências consolidadas e em incertezas com   potencial  desestabilizador do governo e de  sua base de sustentação.

  • O cão abandonado

    O Globo, em 13/01/2017

    República não sabe mais o que fazer de si mesma, a fala não condiz com a realidade e as promessas.

  • Bons exemplos

    O Globo, em 13/01/2017

    A crise da segurança pública no país está servindo também para colocar em destaque, contrastando com as tragédias ocorridas em Manaus e em Roraima, experiências bem sucedidas em alguns Estados.

  • O CIEE e a Educação à distância

    Diário da Manhã (GO), em 11/01/2017

    Uma experiência notável de EAD no Brasil está sendo realizada sob a liderança do Centro de Integração Empresa-Escola de São Paulo. No ar desde março de 2005, hoje dispõe de 37 cursos de curta duração, contemplando um total de 2,5 milhões de matrículas registradas.