Início > Artigos

Artigos

  • Aprendendo a jogar no início do governo

    O Globo, em 18/02/2019

    Chegamos à metade dos tais cem dias de lua de mel do governo. Teve de tudo : Davos, caso Queiroz/Flávio, cirurgia, Brumadinho, pacote penal, circo no Senado, incêndio no CT do Flamengo, laranjal no PSL desmentido, fritura.

  • Está faltando uma

    O Globo, em 18/02/2019

    Escrevi sobre o empoderamento feminino lá em casa (O DIA de 28/1/19) e deixei de propósito para citar a minha irmã em separado.

  • Na rede de intrigas

    O Globo, em 17/02/2019

    A crise que culminou com a queda do ministro da Secretaria-Geral da Presidência guarda dentro de si uma crise maior, alimentada pelo próprio Governo, a crise da democracia representativa. 

  • Uma demissão desnecessária

    O Globo, em 16/02/2019

    O caso Bebianno não poderia se encerrar com a aparente derrota de Carlos Bolsonaro, o filho 02, ou a do próprio presidente, obrigado a suspender, pelo menos temporariamente, a demissão do chefe da Secretaria-Geral da Presidência. 

  • O privado e o público

    O Globo, em 15/02/2019

    A crise desencadeada pelo vereador Carlos Bolsonaro, desmentindo pelo twitter o ministro–chefe da Secretaria-Geral da Presidência Gustavo Bebianno, tem um aspecto que a torna ainda mais perigosa em termos institucionais. 

  • Autofagia

    O Globo, em 14/02/2019

    A família Bolsonaro parece gostar de um enfrentamento. Ontem à noite, o presidente avalizou pelo twitter uma afirmação do filho Carlos, que desmentia o ministro da Secretaria-Geral da Presidencia, Gustavo Bebianno, que dissera que mantivera contato com Bolsonaro no hospital.

  • Chega de má notícia

    O Globo, em 13/02/2019

    Como já estão querendo jogar a culpa no acaso e na fatalidade, é importante lembrar o que afirmou a procuradora-geral da República, Raquel Dodge: “O Brasil passa por uma sucessão de fatos e desastres evitáveis e preveníveis”.

  • As trapaças da sorte

    O Globo, em 13/02/2019

    O DEM é o caso mais curioso de empoderamento político dos últimos tempos, pois aparentemente tem o controle das presidências da Câmara e do Senado, e a lideranças do maior bloco na Câmara, mas, na prática, não teve interferência política nessa composição. 

  • Reformas ganham peso

    O Globo, em 12/02/2019

    Há um consenso no Congresso sobre a necessidade de fazer a reforma da Previdência, o que já é meio caminho andado. Anteriormente, ainda havia quem discutisse se existe mesmo o déficit do sistema. Hoje, alguém que ainda insista nessa discussão bizantina está isolado, como se vivesse em outro mundo.

  • Os heróis de Brumadinho

    O Globo, em 06/02/2019

    Tão cedo não vou conseguir apagar de minha memória visual as imagens da tragédia de Brumadinho — aquelas ondas de lama de rejeitos de minério avançando como um monstro sobre o que encontravam, soterrando pessoas, árvores, casas, sítios, veículos, pontes. 

  • A lama invadiu o Brasil

    O Globo, em 04/02/2019

    O luto é um estado de espírito que piora a cada dia quando se aceita que o que aconteceu não é um pesadelo. É o cara a cara com a perda irreparável, é o amanhã do que não poderia ter acontecido. Olhar em volta e só ver a lama.

  • Para evitar a repetição

    O Globo, em 30/01/2019

    O vice-presidente Hamilton Mourão disse com razão que “essa conta” — do rompimento da barragem de Brumadinho — “não pode vir para nós porque assumimos faz 30 dias”. 

  • O vento do Poder

    O Globo, em 27/01/2019

    A impressionante deterioração do prestígio do presidente Jair Bolsonaro, a menos de um mês de ter sido empossado , está provocando um rebuliço no Congresso, onde lideranças que negociam a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado recuam e avançam, na tentativa de entender para que lado o vento do poder está soprando.

  • O risco militar

    O Globo, em 26/01/2019

    A presença de militares, da ativa e da reserva, em postos eminentemente civis chama a atenção no primeiro ministério do presidente Jair Bolsonaro, ele próprio um capitão da reserva do Exército. 

  • A crise na fronteira

    O Globo, em 25/01/2019

    O ministro da Defesa da Venezuela, General Vladimir Padrino Lopez, que, ao lado de sua cúpula militar, classificou de “golpe de Estado” a proclamação do líder da oposição Juan Guaidó como presidente interino