Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos

Artigos

  • Curiosidade proposital

    O Globo, em 23/11/2025

    A reação dos Bolsonaro indica que não pretendem se conformar com a prisão do pai e líder e mais uma vez estão se insubordinando contra a lei.

  • A alegria do Brasil veio da África

    Metrópoles, em 21/11/2025

    Quando Presidente da República, visitei Cabo Verde, então governado pelo meu saudoso amigo Aristides Pereira. Foi uma admiração baseada na sua história de lutador pela independência de Cabo Verde e por seu trabalho à frente daquele país.

  • Linguagem simples

    O Globo, em 20/11/2025

    "Juridiquês” é uma maneira empolada de explicar as decisões do Judiciário e geralmente quer revelar uma sofisticação de linguagem que não passa de presunção, sem conexão com a realidade.

  • Congresso não pode diminuir a PF

    O Globo, em 19/11/2025

    A PF é uma policia de Estado e não de governo, e tem que ser financiada cada vez mais. E é a mais eficiente no combate à corrupção. Este é um empecilho que precisa ser superado no Congresso

  • Onda conservadora

    O Globo, em 18/11/2025

    A prevalência do grupo direitista no Chile fecha um ciclo de renovada onda conservadora na América do Sul

  • Não há mais relógios bobos

    Folha de São Paulo, em 16/11/2025

    Outro dia saí de casa sem o relógio e só depois me dei conta. Usuário do objeto desde que o chamavam de "bobo" (por trabalhar de graça), senti-me quase nu no meio da rua. Mas não fez diferença. Um piscar de olhos e lá estava, na esquina, um relógio digital. E, pela multidão de narizes enfiados no celular ao meu redor, imaginei que alguns o estivessem usando para ver as horas.

  • A quem interessa?

    O Globo, em 16/11/2025

    O momento é de disputa com o crime organizado, não entre as instituições públicas responsáveis pelo bem-estar da população

  • Por que os filmes ficam de pé

    Folha de São Paulo, em 15/11/2025

    Por vários motivos, andei escrevendo sobre Alfred Hitchcock nas últimas semanas e, ao falar de "Psicose", um leitor apontou algo que o incomodava no filme. Ele queria saber: quem cuidava do Motel Bates, ou seja, varria, espanava, passava o aspirador? Para ele, não era possível que Tony Perkins fizesse sozinho a faxina do motel e mais a da casa da colina onde ele morava com a mãe, ligeiramente inválida por estar morta. É uma dúvida razoável —se você não aplicar a todos os filmes a que assistir a "suspensão de descrença", princípio criado pelo poeta Coleridge em 1817.