Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Os acadêmicos > Falecimentos e aniversários

Falecimentos e aniversários


Falecimento Acadêmico Darcy Ribeiro - Faleceu no dia 17 de fevereiro, o Acadêmico Darcy Ribeiro que ocupava a cadeira n.11 do Quadro dos Membros Efetivos. O velório realizou-se na Academia Brasileira de Letras, de onde saiu o féretro para o Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista.


Falecimento do Acadêmico Antonio Callado - Faleceu no dia 28 de janeiro, o Acadêmico Antonio Callado, que ocupava a Cadeira n. 8 do Quadro de Membros Efetivos. O velório realizou-se na Academia Brasileira de Letras, de onde saiu o féretro para o Mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista.


Falecimento do Acadêmico Dom Marcos Barbosa - Faleceu, no dia 05 de março, no Rio de Janeiro, o Acadêmico Dom Marcos Barbosa, que ocupava a Cadeira n. 15 do Quadro dos Membros Efetivos. O velório e o sepultamento realizaram-se no Mosteiro de São Bento.


Falecimento do Acadêmico Bernardo Élis - Faleceu no dia 30 de novembro, em Goiânia, o Acadêmico Bernardo Élis, que ocupava a Cadeira n. 1 do Quadro dos Membros Efetivos. O seu sepultamento realizou-se no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras, depois de velado no Salão dos Poetas Românticos da Academia. Designado pelo Presidente o Acadêmico Lêdo Ivo proferiu o Discurso de Adeus, em nome da Academia.


Cem anos do Acadêmico Barbosa Lima Sobrinho - Realizou-se na quinta-feira, dia 30 de janeiro, no Salão Nobre da Academia Brasileira de Letras, com grande comparecimento, a cerimônia comemorativa dos cem anos do Acadêmico Barbosa Lima Sobrinho. O orador oficial da ABL foi o Acadêmico Josué Montello. Discursaram também o Governador de Pernambuco, Doutor Miguel Arraes, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Doutor Marcelo Alencar; agradecendo a homenagem falou o Acadêmico Barbosa Lima Sobrinho. A solenidade revestiu-se de grande brilho entre as autoridades presentes, além dos Governadores acima mencionados, encontravam-se o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Eugênio Sales, o Secretário de Estado da Cultura, Doutor Leonel Kaz, a Deputada Jandira Feghali, o Reitor da PUC-RJ, Dom Jesus Hortal, o Doutor Herman Assis Baeta, Presidente do Instituto dos Advogados Brasil, o Doutor Raul Cid Loureiro, Procurador Geral do Estado, e o Doutor Celso Fontenele, Presidente da OAB-RJ.