Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Homenagens > Senado Federal

Senado Federal

Em 15 de abril de 1997, o Senado Federal prestou uma homenagem à Academia Brasileira de Letras, a propósito de seu I Centenário.

O Presidente do Senado, Senador Antônio Carlos Magalhães, convidou para compor a mesa o Acadêmico e Senador José Sarney, os Senadores Joel de Hollanda, Ney Suassuna, Ronaldo Cunha Lia e a Presidente da Academia Nélida Piñon.

Os proponentes desta homenagem foram os Senadores Gilberto Miranda e Joel de Hollanda, cabendo ao último fazer a saudação de homenagem. Em seguida, a Presidente da ABL preferiu seu discurso, agradecendo a homenagem. Por fim, o Presidente Antônio Carlos Magalhães falou realçando a importância da Instituição no universo cultural do Brasil.

Estiveram presentes à cerimônia, em Brasília, os Acadêmicos Nélida Piñon, Arnaldo Niskier, José Sarney, Eduardo Portella, Marcos Vinicius Vilaça, Carlos Nejar, Oscar Dias Corrêa, Cândido Mendes de Almeida, Dias Gomes, Ivo Pitanguy, Alberto Venâncio Filho e Tarcísio Padilha.

Após a homenagem do Senado Federal à Academia Brasileira de Letras, o casal Marcos Vinicius Vilaça recebeu para jantar, em sua residência em Brasília, amigos e a comitiva acadêmica vinda do Rio de Janeiro. Assinala-se, em especial, a presença do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso.

Galeria de imagens

Homenagem do Senado Federal - Centenário da ABL