Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Romancista baiano Antônio Torres toma posse na Cadeira 23 da ABL, fundada por Machado de Assis

Romancista baiano Antônio Torres toma posse na Cadeira 23 da ABL, fundada por Machado de Assis

 

“Aqui chega um baiano que está longe de representar a Bahia da grande oratória, que, no dizer de Jorge Amado, foi devidamente representado nesta Casa por seu antecessor, o nobre Otávio Mangabeira, como definiu o não menos nobre Luiz Paulo Horta, sucessor de Zélia Gattai, que sucedeu Jorge, que sucedeu Mangabeira, que sucedeu Alfredo Pujol, que sucedeu o Conselheiro Lafayette, que sucedeu Machado de Assis – o fundador da Cadeira que tenho a honra de vir ocupar”, disse o novo Acadêmico no início de seu discurso de posse.

O romancista baiano Antônio Torres, eleito no dia 7 de novembro do ano passado, tomou posse na Cadeira 23 – que tem como fundador Machado de Assis, primeiro Presidente da Academia, e, como patrono, José de Alencar –, em solenidade no Petit Trianon, no dia 9 de abril. Torres, que sucede o Acadêmico Luiz Paulo Horta, falecido no dia 3 de agosto do ano passado, foi recebido pela Acadêmica Nélida Piñon, responsável pelo discurso de recepção.

Logo após, o Acadêmico Alberto da Costa e Silva, convidado pelo Presidente Geraldo Holanda Cavalcanti, fez a aposição do colar. A seguir, os Acadêmicos Eduardo Portella e Antonio Carlos Secchin fizeram, respectivamente, a entrega da espada e do diploma. Os ocupantes anteriores da cadeira 23 foram: Lafayette Rodrigues Pereira, Alfredo Pujol, Otávio Mangabeira, Jorge Amado e Zélia Gattai.

O Prefeito da cidade de Sátiro Dias, antigo povoado de Junco, onde nasceu o Acadêmico Antônio Torres, Pedro Raimundo Santana da Cruz, e o Secretario de Cultura da Bahia, Albino Rubim, compareceram á posse e fizeram parte da Mesa, na companhia da Diretoria da ABL, representada pelo Presidente Geraldo Holanda Cavalcanti, o Secretário-Geral, Domício Proença Filho, e o Primeiro-Secretário, Antonio Carlos Secchin.

“A obra de Antônio Torres não se esgota em moderada abordagem. Com admiráveis irradiações poéticas, seus livros questionam o inconformismo de que padecem todos, empurrados por um destino torpe que sufoca sonhos e vidas. Enquanto deixa claro que o Brasil não nos pertence. Nenhuma cidadania está prevista. E menos ainda para os miseráveis que, nada tendo de seu, não têm sequer o direito de reclamar os filhos que foram tombando na estrada”, afirmou Nélida Piñon.

Encerrando o discurso, disse: “Acadêmico Torres, nesta noite, no plenário do Petit Trianon, graças a sua obra literária, o Brasil se integra uma vez mais. O sertão e a pólis se enlaçam. Uma circunstância que nos leva a louvar o grande autor que, vindo do Junco, enalteceu o Brasil. É propício, pois, proclamar que a Academia Brasileira de Letras o acolhe com orgulho. Seja bem-vindo a esta Casa, Acadêmico Antônio Torres”.

Saiba mais

O novo Acadêmico

Antônio Torres nasceu na Bahia em 1940 e estreou na literatura em 1972 com o romance Um cão uivando para a Lua, considerado pela crítica a revelação daquele ano. Hoje, entre os seus 17 títulos publicados, destaca-se a trilogia formada por Essa terra (1976), O cachorro e o lobo (1997) e Pelo fundo da agulha (2006).

Em 1998, foi condecorado pelo governo francês como Chevalier des Arts et des Lettres por seus livros traduzidos na França. Dois anos depois, teve o reconhecimento nacional definitivo ao receber o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. No ano seguinte, ganhou o Prêmio Zaffari & Bourbon, da 9ª Jornada Nacional de Literatura, da Universidade de Passo Fundo (RS), pelo romance Meu querido canibal.

O novo Acadêmico foi um dos ganhadores do Prêmio Jabuti de 2007, com o romance Pelo fundo da agulha. Seus livros focam cenários rurais, urbanos e da História e têm tido várias edições no Brasil e traduções em muitos países (Argentina, Cuba, Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Holanda, Inglaterra e Israel). O romance Essa terra está em vias de tradução na Bulgária, Albânia e Vietnam.

De 1999 a 2005, foi Escritor Visitante da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – quando ministrava oficinas literárias, realizava aulas inaugurais e proferia palestras nos campus do Maracanã, da Faculdade de Formação de Professores – UERJ de São Gonçalo –, e da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – UERJ de Duque de Caxias.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

 

9/4/2014

08/04/2014 - Atualizada em 07/04/2014