Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL dá continuidade às comemorações pelo centenário de nascimento de Jorge Amado

ABL dá continuidade às comemorações pelo centenário de nascimento de Jorge Amado

 

A Academia Brasileira de Letras deu continuidade às comemorações pelo centenário de nascimento do escritor e Acadêmico  Jorge Amado com um dia de reflexões literárias e culturais em Londres. O evento se realizou dia 8 de junho, sexta-feira, no Centro de Conferências da Biblioteca Britânica. O título do encontro foi “O mundo de Jorge Amado / Jorge Amado e o mundo”.

A Inglaterra foi o segundo país europeu a prestar homenagem a Jorge Amado – o primeiro foi a França, em março. Outros dois confirmaram participação nas comemorações: Espanha e Portugal. A Presidente da ABL, escritora Ana Maria Machado, fez a introdução, assim como os comentários e as observações finais do encontro em Londres. Coube ao Acadêmico João Ubaldo Ribeiro, também baiano, o tema “Jorge Amado e o mundo lusófono”. Ana Maria Machado substituiu o Acadêmico Alberto da Costa e Silva, que não viajou por motivos particulares, e falou sobre “Cultura Afro-Brasileira e a Nação brasileira – Jorge Amado Bahia”.

O evento foi patrocinado pela British Library, Embaixada do Brasil em Londres, Academia Brasileira de Letras, King’s College London Brazil Institute, Instituto para o Estudo das Américas e British Library Eccles Centre for American Studies. Segundo a organização, o dia contou com a participação de estudiosos, escritores e artistas, que exploraram a relação entre raça, identidade nacional e literatura no Brasil, como maneira de marcar o centenário de nascimento do escritor.

 Saiba mais

Quinto ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira, Jorge Amado tomou posse em 17 de julho do mesmo ano, sendo recebido pelo Acadêmico Raimundo Magalhães Júnior.

Jornalista, romancista e memorialista, Jorge Amado tornou-se escritor profissional e viveu exclusivamente dos diretos autorais de seus livros. Estreou na Literatura em 1930, com a publicação da novela “Lenita”, escrita em colaboração com Dias da Costa e Édison Carneiro. Seus livros, ao longo de 36 anos (1941 a 1977), foram publicados em 52 países e traduzidos para 48 idiomas e dialetos. Muitos deles adaptados para o cinema, o rádio, a televisão, bem como para histórias em quadrinhos, não apenas no Brasil, mas também em Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália, Estados Unidos e Tchecoslováquia.

Autor de clássicos da Literatura brasileira, como Dona Flor e seus dois maridos, O país do carnaval, Capitães da areia, Gabriela Cravo e Canela, Bahia de Todos os Santos, Tenda dos milagres, Teresa Batista cansada de guerra, entre muitos outros, Jorge Amado nasceu na Fazenda Auricídia, em Ferradas, Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Faleceu no dia 6 de agosto de 2001 na cidade de Salvador, Bahia.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 11/6/2012

04/06/2012 - Atualizada em 03/06/2012