Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > João Ubaldo Ribeiro

Perfil do Acadêmico

João Ubaldo (Osório Pimentel) Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941. Dos primeiros meses de idade até cerca de onze anos, viveu com sua família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro para, em seguida, fixar-se em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.
Cadeira: 
34
Posição: 
7
Antecedido por:
Data de nascimento: 
23 de Janeiro de 1941
Naturalidade: 
Itaparica - BA
Brasil
Data de eleição: 
7 de Outubro de 1993
Data de posse: 
8 de Junho de 1994
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
18 de Julho de 2014
Fotos relacionadas
Ver todas as fotos

Notícias relacionadas

Artigos relacionados

  • Maus perdedores

    O Globo, em 13/07/2014

    Quando eu era estudante nos Estados Unidos, numa distante década do século passado, tive um excelente professor de Ciência Política, dr. William Bruce Storm. Ficamos amigos e de vez em quando eu ia a seu escritório no câmpus, onde batíamos papo e ele sempre me ensinava alguma coisa, nem sempre de política. 

  • A elite branca

    O Globo, em 06/07/2014

    Como já deve ter previsto o pugilo de bravos que me lê com assiduidade, de novo as Parcas me fizeram a grande maldade de marcar para anteontem (tempo de vocês, este domingo) o jogo com a Colômbia, mais uma vez impossibilitando que eu leve o resultado em conta. Eu pelo menos podia ter conversado com a Sociedade Interamericana de Imprensa, a fim de ver se ela pressionava a Fifa para corrigir a grave injustiça e mudava a tabela, mas é tarde. 

  • Confusões cronológicas

    O Globo, em 29/06/2014

    Rigorosamente, quando o amável leitor e a encantadora leitora lerem no jornal de hoje que algum fato se dará amanhã, estarão lendo uma mentira, não importa a veracidade da notícia. A mentira se encontra na feitura da matéria, porque o redator a escreve, por exemplo, na quinta, para que ela seja publicada na sexta. Portanto, para ele é quinta, mas, como o jornal sai na sexta, escreve “amanhã”, referindo-se ao sábado. 

Vídeos relacionados