Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Poesia na Academia” é tema do ciclo de conferências de abril na ABL

“Poesia na Academia” é tema do ciclo de conferências de abril na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras dá sequência ao seu ano acadêmico com um ciclo que contempla a obra poética de quatro Acadêmicos da casa: Geraldo Carneiro, Antonio Carlos Secchin, Gilberto Gil e Marco Lucches

Por motivo de força maior, a palestra da próxima terça-feira, que seria ministrada pelo Acadêmico Carlos Nejar, será feita pelo Acadêmico Geraldo Carneiro. A palestra  “A poesia de Geraldo Carneiro” será na terça-feira, 2 de abril, às 16h. A coordenação é do Acadêmico Carlos Nejar. A coordenação geral dos Ciclos de 2024 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e a inscrição já está disponível no link: https://www.even3.com.br/a-poesia-de-geraldo-carneiro/

O ciclo segue no dia 9, com um recital de Antonio Carlos Secchin. Segundo o Acadêmico, a proposta da apresentação é percorrer por núcleos temáticos diversificados. Quem conduz tudo são seus poemas que também serão conectados a imagens.

No dia 16, Carlos Nejar vai falar sobre a obra dele e sobre poesia contemporânea de nomes como Jorge de Lima e Drummond, de quem Nejar foi amigo.

- Minha visão poética é diferente porque se trata de uma visão épica. E a nossa literatura só foi verdadeiramente épica durante o período do Brasil Colônia, com autores como Basílio da Gama e Santa Rita Durão. Eu me considero um poeta épico, mas diferente porque trato de uma nova época. Uma época que eu chamo de futuro porque é uma época de um tempo que está acontecendo e não de um tempo já acontecido. Penso que hoje não podemos mais nos concentrar no que já ocorreu, mas sim no que está em andamento. O poeta, assim como os antigos romanos afirmavam, também é um profeta. Nós, poetas, adentramos o inconsciente coletivo por meio da palavra. O poeta possui um sentido profético não apenas no aspecto narrativo, mas também no épico e lírico - afirmou.

Já a palestra do Acadêmico e músico Gilberto Gil ocorrerá excepcionalmente na quinta-feira, dia 25. Gil propõe uma análise sobre a poética presente nas suas músicas.

- Eu vou falar sobre a minha produção litero-musical, ou seja, as letras das minhas músicas sob o ponto de vista de dois ou três ângulos - resumiu.

O ciclo contará ainda com a palestra do Acadêmico Marco Lucchesi, que falará sobre a sua contribuição na poesia no dia 30 de abril.

INSCREVA-SE PARA AS OUTRAS CONFERÊNCIAS:

09/04 - "A poesia de Antonio Carlos Secchin" - https://www.even3.com.br/a-poesia-de-antonio-carlos-secchin-447624

16/04: "A poesia de Carlos Nejar" - https://www.even3.com.br/a-poesia-de-carlos-nejar-1604

25/04: "A poesia de Gilberto Gil" - https://www.even3.com.br/a-poesia-de-gilberto-gil-447635

30/04: : "A poesia de Marco Lucchesi" - https://www.even3.com.br/a-poesia-de-marco-lucchesi-447639

27/03/2024