Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Cleonice Berardinelli > Cleonice Berardinelli

Biografia

Sexta ocupante da cadeira nº 8, eleita em 16 de dezembro de 2009, na sucessão de Antônio Olinto,  foi recebida em 5 de abril de 2010, pelo Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco (Afonso Filho).

Cleonice Serôa da Motta Berardinelli nasceu no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1916, filha de Emídio Serôa da Motta e Rosina Coutinho Serôa da Motta. Sendo seu pai oficial do Exército, sujeito a sucessivas transferências, morou em inúmeras cidades do Brasil, mas mais longamente no Rio e em S. Paulo. No Rio fez, no Instituto Nacional de Música, todos os cursos teóricos, nos quais se diplomou, sob a orientação do Maestro Oscar Lorenzo Fernandez, que também era seu professor de piano, cujo curso interrompeu por ter que mudar-se para S. Paulo. Nesta capital terminou o curso secundário e fez, na USP, o curso de Letras Neolatinas, onde teve como professor de Literatura Portuguesa o eminente mestre Fidelino de Figueiredo, que, ao fim do ano, a convidou para ser sua assistente, o que realizaria os mais altos sonhos da recém-licenciada, não fosse uma nova transferência de seu pai, desta vez para o Rio, onde ela vem a conhecer o então Professor da mesma disciplina na Universidade do Brasil,  Thiers Martins Moreira, que lhe faz o mesmo convite, definindo, então, o caminho que seria e continua a ser o seu.

Formação e experiência profissional

Licenciada em Letras Neolatinas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1938). Doutora em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (1959). Livre-docente de Literatura Portuguesa por concurso pela Faculdade Nacional de Filosofia (1959), defendendo a Tese: Poesia e poética de Fernando Pessoa, a primeira tese sobre o autor feita no Brasil.

Professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1944), feita Emérita em 1987. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1963), feita Emérita em 2006. Professora da Universidade Católica de Petrópolis (1961). Professora de Língua e Literatura Portuguesa do Instituto Rio Branco – Curso de Preparação à Carreira Diplomática (1961-1963). Professora convidada pelas Universidades da Califórnia, campus Sta. Barbara (1985) e de Lisboa (1987 e 1989).

Orientadora de 74 dissertações de mestrado e 42 teses de doutorado. Participou de 32 Bancas de Concurso para Professor e de mais de uma centena de Bancas de Pós-Graduação. Vem ministrando, até agora, cursos de Pós-Graduação,

Conferências, palestras, mesas-redondas e comunicações

Proferiu um total de 175 conferências e 140 palestras em mesas-redondas, no Brasil e no Exterior.

Distinções

Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, do Governo de Portugal (1967).

Acadêmica Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, eleita por unanimidade, em 28 de novembro de 1975.  (V:  Anuário Acadêmico de 1975-1977).

Membro titular do PEN Clube do Brasil, eleita por unanimidade, em 23 de fevereiro de 1984.

Grau de Oficial da Ordem de Rio Branco, concedido pelo Ministério das Relações Exteriores, e recebida em Lisboa, das mãos do Embaixador do Brasil, em 14 de março de 1990.

Comenda da Ordem de Santiago da Espada, concedida pelo Governo de Portugal, recebida no II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1992.

Membro Fundador da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, em agosto de 1992.

Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará, tendo-lhe sido entregue o título em 1995.

Doutor Honoris Causa da Universidade de Lisboa, tendo-lhe sido entregues as insígnias no dia 10 de janeiro de 1996.

Medalha do Mérito Científico, conferida pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa, no Rio de Janeiro (FAPERJ),  em 9 de  novembro de 2000.

Vice-Presidente de Honra da Associação Internacional de Lusitanistas,  eleita por unanimidade, em julho de 2002.

Prêmio Golfinho de Ouro, categoria Educação, concedido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 30 de março de 2005.

Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada, concedida pelo Governo de Portugal, e recebida pelas mãos do Primeiro Ministro, Engenheiro José Sócrates, no Real Gabinete Português de Leitura, em 11 de agosto de 2006.

Membro Honorário da Academia Brasileira de Filologia, em 18 de março de 2006.

Prêmio Fernando de Azevedo Educador do Ano de 2008 –, concedido pela Academia Brasileira de Educação e entregue em sessão solene no dia 13 de outubro de 2008.

Personalidade Cultural de 2009. Prêmio concedido pela União Brasileira de Escritores e entregue durante cerimônia realizada no dia 27 de agosto de 2009.

Personalidade Educacional 2009. Prêmio concedido a educadores e instituições ligadas à área de Educação pela ABE (Associação Brasileira de Educação), ABI (Associação Brasileira de Imprensa) e Folha Dirigida. Cerimônia de entrega realizada no dia 22 de outubro de 2009.

Medalha da Ordem do Desassossego. Condecoração concedida pela Casa Fernando Pessoa e entregue numa cerimônia realizada no Instituto Moreira Sales, no dia 8 de março de 2010.

Diploma de Honra ao Mérito e medalha Comemorativa pelos 70 anos da PUC-Rio, 2011.

Prêmio Literário Sérgio Buarque de Holanda – categoria ensaio, da Fundação Biblioteca Nacional, 2012.

Homenagem em sessão solene na abertura do II Congresso Internacional da Faculdade de Letras da UFRJ, Faculdade de Letras da UFRJ, 2013.

Medalha Serafim da Silva Neto, Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos, 2013.

Doutor Honoris Causa, Universidade de Coimbra, Portugal, 2013.

Homenagens

Homenagem dos colegas da UFRJ e PUC-Rio pelos 50 anos de magistério universitário, no II Encontro de Centros de Estudos Portugueses do Brasil, entre os dias 29/08 a 01/09 de 1994.

Cleonice Clara em sua geração.  Livro de homenagem organizado por professores de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contendo ensaios de especialistas brasileiros e estrangeiros.  Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1995.

“Diploma e Medalha de Mérito”, conferidos pelo Instituto Camões e pela Fundação Calouste Gulbenkian, entregues no final do Colóquio realizado em sua homenagem “Figuras da Lusofonia”, promovido pelas duas instituições e realizado  em Lisboa, de 8 a 10 de fevereiro de 1999.

Cleonice Berardinelli. Volume de abertura da coleção Figuras da Lusofonia, referente ao Colóquio realizado em homenagem à professora, em Lisboa no ano de 1999, contendo ensaios de especialistas brasileiros e estrangeiros.  Lisboa: Instituto Camões, 2002.

Homenageada especial no volume comemorativo dos 40 anos de existência da Revista Camoniana, vol. 14, publicação semestral, 2003.

Homenagem pelos 60 anos de Magistério, promovida pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante a abertura do I Encontro da Pós-Graduação em Vernáculas. Além da sessão e da placa comemorativa foi entregue uma edição especial contendo as dedicatórias dos trabalhos acadêmicos dos alunos e dos livros dos professores formados pela mestra.

Colóquio em Homenagem a Cleonice Berardinelli – “Quanto mais vos pago, mais vos devo”, promovido e realizado pela Cátedra Jorge de Sena com o apoio da Faculdade de Letras da UFRJ e da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 30 e 31 de agosto de 2006.

Colóquio Meio Século em Pessoa. Homenagem aos 50 anos da Tese de Doutorado da Professora Cleonice Berardinelli, concebido e realizado pela Cátedra Jorge de Sena da UFRJ, nos dias 17 e 18 de junho de 2008.

Revista Letra. Viagens na Literatura. Número em homenagem aos 90 anos da professora Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras,  2008.

Atualizado em 19/05/2016.