Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Mulher brasileira hoje" é tema do Seminário Brasil, brasis que acontece na ABL

"Mulher brasileira hoje" é tema do Seminário Brasil, brasis que acontece na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convida para o "Seminário Brasil, brasis", tendo como tema "Mulher brasileira hoje".

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL, Marcos Vilaça, e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário, Domício Proença Filho, o Seminário contará com as presenças de Christiane Torloni, Maria Sílvia Camargo, Miriam Leitão, Rosiska Darcy de Oliveira e João Havelange, como conferencistas, que debaterão o papel de destaque que as mulheres ocupam no mercado de trabalho e o papel que representam junto à sociedade.

O "Seminário Brasil, brasis: Mulher brasileira hoje" acontece hoje, 21 de outubro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr..

O evento, com entrada franca, tem o patrocínio da Bradesco Seguros e será transmitido ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Christiane Torloni

Christiane Torloni é atriz e em seus trinta e três anos de carreira realizou 12 peças de Teatro, 24 participações especiais em episódios de séries e especiais, 21 Novelas, 15 filmes e 2 minisséries.

Além de seu trabalho como atriz, atua em causas sociais, tendo sido madrinha de instituições de saúde, como o Hospital Infantil do Câncer de Belo Horizonte, e fortalecendo com sua imagem diversas ações de cidadania. Também tem participado ativamente de questões políticas, tendo se engajado na causa das “Diretas Já” e, atualmente, sendo uma das organizadoras - ao lado de Victor Fasano e Juca de Oliveira - do movimento “Amazônia para Sempre”, que já coletou mais de um milhão e cem mil assinaturas com o intuito de exigir a imediata interrupção da devastação da Floresta Amazônica.

Maria Sílvia Camargo

Jornalista de cultura desde 1982, tendo exercido os cargos subeditora da Revista Veja Rio e repórter especial da Revista Domingo do JB, entre outros, Maria Sílvia Camargo é autora dos livros “Mulher e trabalho – 32 histórias”; “24 dias por hora – quanto tempo o tempo tem”; e “O que é ser diretor de cinema”. Formou-se em Comunicação e Letras (habilitação formação do escritor). Também é autora teatral; redatora de books de filmes nacionais e estrangeiros; crítica de cinema; diretora de conteúdo série tv; curadora e organizadora; e parecerista. Entre os prêmios que recebeu estão os XX e XXI Prêmio Abril de Jornalismo.

Miriam Leitão

Miriam Leitão é formada em jornalismo pela Universidade de Brasília e exerce a profissão há mais de 30 anos. Trabalhou na Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Veja e Estado de São Paulo. Desde 1991, tem uma coluna diária no jornal O Globo. É comentarista de economia da TV Globo, Rádio CBN. Teem um programa de entrevistas na Globonews. Em 2005 recebeu o prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Rosiska Darcy de Oliveira

Professora formada pelo Instituto de Educação, Rosiska Darcy de Oliveira diplomou-se em direito pela PUC. Começou a carreira de jornalista no Jornal do Brasil, Revista Visão e TV Globo. Viveu dez anos na Suíça, onde escreveu seus primeiros livros. Doutorou-se e lecionou por dez anos na Universidade de Genebra. De volta ao Brasil em 1979, presidiu o Conselho nacional dos Direitos da Mulher, de 1995 a 1999, e fundou o Centro de Liderança da Mulher. Consultora da Unesco, integra o painel Mundial sobre Democracia e o painel Mundial sobre Educação e Desenvolvimento Sustentável. Recebeu a Medalha da Ordem de Rio Branco, a Medalha Tiradentes da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e muitos prêmios, enrte eles o de Personalidade Cidadania 2006 da Unesco.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

21/10/2010

 

 



15/10/2010 - Atualizada em 14/10/2010