Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Mesa-redonda "Canudos de Euclides da Cunha: Um tratado sobre milenarismo" encerra o ciclo de homenagens a Euclides da Cunha

Mesa-redonda "Canudos de Euclides da Cunha: Um tratado sobre milenarismo" encerra o ciclo de homenagens a Euclides da Cunha

 

Sob coordenação do Acadêmico Ivan Junqueira, no dia 3 de novembro, a ABL encerrou o ciclo de homenagens ao centenário de morte de Euclides da Cunha, que teve início no mês de agosto, com diversos eventos e palestras de estudiosos da obra do escritor.

A mesa-redonda "Canudos de Euclides da Cunha: Um tratado sobre milenarismo" teve a presença dos palestrantes Maria Clara Bingemer, Maria Luiza Barreto Delleur e do Acadêmico Tarcísio Padilha.

O evento foi no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30, com entrada franca e direito à certificados de frequência.

"Canudos de Euclides da Cunha: Um tratado sobre milenarismo" foi transmitido ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Maria Clara Lucchetti Bingemer

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1989). Atualmente é professora associada – Departamento de Teologia, direção e coordenação do Centro Loyola de Fé e Cultura, avaliadora de programas de pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, decana do CTCH da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Sistemática, atuando principalmente nos seguintes temas: deus, alteridade, mulher, violência e espiritualidade. Tem pesquisado e publicado diversos artigos e livros nos últimos anos sobre o pensamento da filósofa francesa Simone Weil.

Maria Luiza Barreto Delleur

Maria Luiza é psiquiatra, pesquisadora de Paris VII e participou da mesa de mesmo tema realizad na PUC-Rio, no evento comemorativo ao centenário de Euclides da Cunha. Na mesa participaram também a profª. Maria Clara, o prof. Tarcísio Padilha e Alexei Bueno (como moderador).

Tarcísio Padilha

Quinto ocupante da Cadeira nº 2, foi eleito em 1997, na sucessão de Mário Palmério. É professor titular de Filosofia da UERJ; professor de História da Filosofia da PUC-RJ; membro do corpo permanente da Escola Superior de Guerra; professor de História da Filosofia da UFRJ; chefe do Departamento de Filosofia e diretor do Departamento Cultural da UERJ.

Foi membro fundador do Collegium Academicum Universale Philosophiae, Atenas; da Metaphysical International Society; da Sociedad Interamericana de Filosofía; membro fundador e Vice-Presidente da Asociación Interamericana de Filósofos Católicos; membro correspondente da Sociedade Helênica de Estudos Filosóficos; membro fundador e Presidente da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; membro efetivo da Society for Ancient Greek Philosophy; membro fundador e conselheiro da Association Louis Lavelle, Paris; membro da Internationale Akademie für Philosophie; membro do Pontifício Conselho para a Família, Vaticano; lugar-tenente da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, Vaticano, sócio do Pen Club do Brasil; sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Benemérito do Real Gabinete Português de Leitura.

Tarcísio Padilha tem participado de inúmeros congressos e encontros nacionais e internacionais.  Coordenou o I Seminário de Bioética da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 2002. Ministra aulas e profere conferências em numerosas universidades e instituições culturais da Europa e das Américas e em dezenas de cidades brasileiras.

Foi condecorado com as seguintes homenagens: Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres, Paris; Prêmio Nacional de Filosofia, conferido pelo Instituto Brasileiro de Filosofia, São Paulo; Cavaleiro da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, Vaticano; Medalha Alceu Amoroso Lima pela Ética e pela Cultura – PUC/RJ; Medalha do sexagésimo aniversário da PUC/RJ; Diploma de Excelentá, da Universitatea de Vest “Vasile Goldis”, Arad, Romênia; Ordem do Mérito do Livro pela Fundação Biblioteca Nacional, 2001; Medalha do Mérito Cultural da República Helênica, 2002.

Dentre os livros de sua autoria, destacamos: O Cura da Aldeia Global; Uma Ética do Cotidiano. Pref. de Antônio Houaiss; História e Filosofia. Pref. de Antonio Olinto.

3/11/2009

02/11/2009 - Atualizada em 02/11/2009