Início > Noticias > "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa"

"Dicionário Escolar da Língua Portuguesa"

ABL lança o seu "Dicionário Escolar da Língua Portuguesa" já adaptado à nova ortografia que entra em vigor no dia 1º de janeiro. Obra contém 33 mil verbetes, numerosas subentradas e estudos de locuções e de frases. Grande parte das acepções vem ilustrada com exemplos.
 
Com 33 mil verbetes, textos sobre a história da ABL, um  histórico da Língua Portuguesa e da formação do léxico português, além de orientação quanto à nova ortografia,  o “Dicionário Escolar da Língua Portuguesa” da Academia Brasileira de Letras foi realizado em parceria com  a Companhia Editora Nacional. 

Resultado de três anos de trabalho das equipes técnicas do Setor de Lexicologia e Lexicografia da ABL, a obra incorpora ainda um estudo sobre o verbo em Português  (paradigmas verbais e  quadros  da  conjugação desses paradigmas), bem como um suplemento sobre o Acordo Ortográfico.

O acadêmico Evanildo Bechara, responsável por aquele Setor acadêmico, informa que, o Dicionário Escolar é o primeiro, em toda a história da ABL, a ser produzido integralmente pelos técnicos da Academia.  “Com ele - acrescenta -,  a ABL pretende  oferecer  mais uma  contribuição em prol do conhecimento e do ensino da Língua no país, num momento em que é importante que se inicie a fixação das novas normas. Esperamos a colaboração dos leitores mais atentos para o aperfeiçoamento do trabalho e, desde já, colocamos os técnicos  da Casa à disposição para recebermos as sugestões que forem enriquecedoras”.

Bechara conta  que a organização do Dicionário se iniciou  iniciou  em  fevereiro de 2005, com a participação de cinco lexicógrafos doutores em Letras, Literatura, Lingüística e Filologia, cujo trabalho encerrou-se em outubro de 2007, quando os originais foram entregues à editora.

O Dicionário, distribuído por 1.312 páginas, registra a divisão silábica das palavras, e sua ortoepia, fornece exemplos de uso,  áreas de conhecimento, regionalismos e neologismos, locuções, remissões à conjugação verbal e flexão nominal  e tabelas de conjugação de verbos.   

08/12/2008

08/12/2008 - Atualizada em 07/12/2008