Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ciclo de Conferências “Gêneros literários: um olhar atual” abre a programação cultural da ABL

Ciclo de Conferências “Gêneros literários: um olhar atual” abre a programação cultural da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras convidou para a abertura do Ciclo de Conferências “Gêneros literários: um olhar atual”, com a presença do Acadêmico Eduardo Portella, falando sobre “A desconstrução dos gêneros”.  O evento abriu a programação cultural da ABL no ano de 2011.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vinicios Vilaça, e coordenação do Acadêmico Ivan Junqueira, o ciclo terá mais três encontros: “O gênero policial no Brasil hoje”, com a presença de Flávio Moreira da Costa, no dia 22/3; “Na fímbria do fantástico”, com Carlos Emílio Corrêa Lima, no dia 29/3; e, encerrando o ciclo, o tema discutido será “Onde se apagam as fronteiras”, por Silviano Santiago, no dia 5 /4.

Ivan Junqueira disse que as palestras discutirão uma das mais antigas questões da crítica e da teoria literária: a dos gêneros em literatura. Afirmou ainda, que já Aristóteles, no século IV a. C., e o poeta latino Horácio, a incluíram no corpo de doutrinas que constituíram o credo clássico na área crítica:

“Os românticos atacaram o conceito de gênero literário tal como era entendido no fim do século XVIII, e já no século seguinte, levando ao extremo essa reação, Benedetto Croce negou-lhe qualquer realidade e afirmou que esses gêneros não passavam de meros nomes ou etiquetas vazias de sentido”. Segundo Ivan Junqueira, “a atitude de Croce, sustentada também por Novalis, iria provocar uma revisão do conceito por parte da teoria poética contemporânea. Graças a essa nova visão crítica, chegou-se em nossos dias a uma conceituação mais justa e equilibrada do fenômeno, reconhecendo a sua legitimidade e a realidade essencial que ele representa no que concerne à criação e ao estudo histórico da literatura”, concluiu.

“Gêneros literários: um olhar atual”, o primeiro ciclo da ABL, tem patrocínio da Petrobras e teve início no dia 15 de março, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL. Serão fornecidos certificados de frequência.

 Saiba mais

O Acadêmico Eduardo Portella é o sexto ocupante da Cadeira nº27, eleito em 19 de março de 1981, na sucessão de Otávio de Faria. Foi recebido em 18 de agosto de 1981 pelo Acadêmico Afrânio Coutinho.

Leia mais sobre a vida e obra do Acadêmico Eduardo Portella.

 Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Assista aos Ciclos de Conferências anteriores.
Discursode abertura do Ano Acadêmico - 2011.

<>

15/3/2011

15/03/2011 - Atualizada em 14/03/2011