Início > Noticias > Arquiteta e urbanista Marcia Sant’Anna fala na ABL sobre Política urbana e patrimônio

Arquiteta e urbanista Marcia Sant’Anna fala na ABL sobre Política urbana e patrimônio

A Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao seu ciclo de conferências do mês de outubro de 2018, intitulado Patrimônio Cultural Brasileiro: abordagens, desafios, políticas, com palestra da arquiteta e urbanista Marcia Sant’Anna. A coordenação será do Acadêmico, historiador e professor Arno Wehling e o tema escolhido foi Política urbana e patrimônio: monumento, documento e espetáculo. O evento está programado para quinta-feira, dia 18 de outubro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Serão fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica Ana Maria Machado é a Coordenadora-Geral dos ciclos de conferências de 2018.

Convite para o ciclo "Patrimônio cultural brasileiro: abordagens, desafios, políticas"

A conferência, de acordo com Marcia Sant’Anna, aborda o panorama histórico e crítico das concepções e tratamentos dado à cidade no Brasil, no que toca à sua valorização como patrimônio e ao modo como foi relacionada à política urbana.:

“A partir desse panorama, são apontados os principais problemas e desafios que estão colocados à preservação dessas cidades no momento atual. Essas reflexões fundamentam-se em pesquisas realizadas entre as décadas de 1990 e 2000 sobre a prática de preservação de áreas urbanas no Brasil, complementadas com novos dados recolhidos em 2014 e 2016. Fundamentam-se, ainda, na vivência da autora enquanto servidora do Iphan, por cerca de 25 anos, dos problemas relacionados à gestão de cidades e sítios urbanos tombados no país. O objetivo é contribuir para o enfrentamento eficaz e produtivo desses problemas, assim como dos desafios que são colocados ao poder público e à sociedade no sentido de uma apropriação e de um uso socialmente significativo dessas cidades-patrimônio”, disse.

O ciclo terá mais uma palestra, na quintas-feira dia 24 de outubro, no mesmo local e horário, com o seguinte conferencista e tema: Ulpiano Bezerra de Menezes, Dicotomias no campo do patrimônio cultural.
 

A CONFERENCISTA

Arquiteta e urbanista graduada pela Universidade de Brasília, Márcia Sant’Anna é, também, mestre e doutora em conservação e restauro pela Universidade Federal da Bahia.

Trabalhou por 25 anos junto a organismos governamentais de preservação do patrimônio cultural, tendo exercido, entre outros, os seguintes cargos: Diretora Interina do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (1988-1989); Coordenadora Regional para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte (1996-1997), Diretora do Departamento de Proteção (1998-1999) e Diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial (2004-2011) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Atualmente, é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, onde atua, também, como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos desta universidade.

Márcia Sant’Anna lidera o grupo de pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes e é membro do grupo de pesquisa História da Cidade e do Urbanismo. A partir de agosto de 2016, tornou-se membro titular do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e tem publicado regularmente artigos sobre preservação do patrimônio urbano, política de preservação do patrimônio cultural imaterial e arquitetura popular. Publicou, os livros Da cidade monumento à cidade-documento (2014) e A cidade-atração: a norma de preservação de áreas centrais no Brasil dos anos 1990 (2017).

11/10/2018

Notícias relacionadas