Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é convidada de honra do Salão do livro de Genebra, Suíça

Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é convidada de honra do Salão do livro de Genebra, Suíça

A Acadêmica da ABL e escritora Ana Maria Machado (atual ocupante da Cadeira nº 1, eleita em 24 de abril de 2003, e Presidente da Academia em 2011-2013) foi a convidada de honra da 33ª edição do Salão do livro, único de editores da Suíça, com aproximadamente 350 expositores, que se realizou na Palexpo (Centro de convenções em Genebra), nos dias 1º a 5 de maio (de quarta-feira a domingo).

Uma das autoras brasileiras mais traduzidas de todos os tempos, com mais de 100 títulos publicados, Ana Maria Machado esteve autografando suas obras mais recentes em língua portuguesa, além dos títulos traduzidos para o francês. Após o compromisso com os autógrafos, a escritora brasileira apresentou, a convite dos organizadores, seus livros ao público francófono, na Librairie L’Apostrophe, palco do Salão, que reúne os mais célebres autores suíços e estrangeiros.

Ana Maria Machado recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo três Jabutis e vários outros no Brasil e no exterior, entre eles o Machado de Assis  (mais importante prêmio nacional para conjunto da obra, 2001). Além disso, foi agraciada com o Prêmio Hans Christian Andersen, internacional (Conjunto da obra infantil, 2000), considerado o mais importante na categoria, conhecido como o Pequeno Nobel. Na Suíça, recebeu menções honrosas no APPLE (Association Pour la Promotion du Livre pour Enfants, Instituto Jean Piaget, Génève) e no FÉE (Fondation Espace Enfants, Suíça).

30/04/2019