Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lança o livro sobre Olavo Bilac

ABL lança o livro sobre Olavo Bilac

 

A Academia Brasileira de Letras, em coedição com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, lançou o livro Para uma história da belle époque: a coleção de cardápios de Olavo Bilac, da historiadora Lúcia Garcia e prefácio do Acadêmico Alberto da Costa e Silva, mentor do projeto.

De acordo com o Acadêmico Alberto da Costa e Silva, em seu prefácio, “o livro reuniu, com gosto e rigor, o melhor da coleção de cardápios de Olavo Bilac — a mais importante de que, no Brasil, se tem notícia — revelando como padrões estéticos se iam popularizando no país, na chamada belle époque, e como, pela lista de pratos de prestígio e de festa, se afrancesavam cada vez mais as suas elites”. O Acadêmico disse, ainda, que “ao colecionar os cardápios dos banquetes, Bilac tinha possivelmente a consciência de que preservava com eles o pouco de uma vida que todos os dias se mudava em saudade”.

A coleção revela o requinte e a sofisticação, não somente na elaboração gráfica dos cardápios, como também dos almoços e jantares que reuniam a elite da sociedade carioca da época. Retrata, ainda, um dos aspectos menos conhecidos do poeta: a do jornalista gourmet, do carioca amante da boa mesa, do poeta que se rendia à sociabilidade e à celebração do prazer gastronômico. É sobre esse Bilac, sobre sua coleção de cardápios guardada na ABL desde o começo do século passado, apresentada pela primeira vez em conjunto, de que trata também o livro.

“Os cardápios são inéditos e vão desde os momentos finais da Monarquia. Alguns são manuscritos. Acredito que Bilac tenha juntado isso para revisitar os momentos vividos”, afirmou Lúcia Garcia. Ela disse, ainda, que há menus em seda, outros com ilustrações assinadas, e ainda os que foram feitos para o aniversário do poeta.

O lançamento aconteceu no dia 25 de novembro, a partir das 17h, no Petit Trianon. A entrada foi franca.

Saiba mais

Olavo Bilac, mais conhecido como o expoente da poesia parnasiana no Brasil e um dos fundadores da ABL, foi também um grande cronista de seu tempo, entre 1890 e 1910, época. Frequentou, assiduamente, os banquetes comemorativos de atos e iniciativas públicas, comuns no fim do século XIX e começo do XX. Passou, então, a colecionar cardápios desses eventos, que possibilitaram à autora Lúcia Garcia, uma seleção dos mais significativos, tendo em vista sua contextualização histórica, permitindo ao leitor, com isso, conhecer acontecimentos memoráveis da história do Rio de Janeiro e da belle époque.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

25/11/2011

22/11/2011 - Atualizada em 21/11/2011