Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL inicia a série de Música de Câmara com o espetáculo “Do outro lado do Carnaval”

ABL inicia a série de Música de Câmara com o espetáculo “Do outro lado do Carnaval”

 

A Academia Brasileira de Letras iniciou sua temporada de Música de Câmara com a apresentação do espetáculo “Do outro lado do Carnaval”, homenagem a uma das maiores festas populares do mundo.

Sob a coordenação do Acadêmico, jornalista e musicólogo Luiz Paulo Horta, “Do outro lado do Carnaval” tem o patrocínio da Petrobras e foi apresentado no dia 24 de março, às 18h, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.

Saiba mais

Programa

O programa terá obras de Darius Milhaud, o músico francês que amava a música brasileira, que a escreveu inspirado no carnaval do Brasil, apresentando Le Boeuf sur le toit, piano a quatro mãos; obras de compositores brasileiros  como Frevo, para piano a quatro mãos, de Ronaldo Miranda, as Variações carnavalescas para marimba, de Edino Krieger, e Na cadência do silêncio: o mestre zen no país do carnaval – samba de enredo atonal sobre a vida e a  obra de John Cage, para piano, barítono, voz/violão, percussão e eletrodomésticos de Tim Rescala. Do programa fazem parte ainda duas obras de Chiquinha Gonzaga para piano (Ô abre-alas e Cordão carnavalesco) e de Francisco Mignone (Quizomba – do Marcatu do Chico Rei) para piano e barítono.

Intérpretes e obras

Participarão do espetáculo as pianistas Maria Helena de Andrade e Sonia Vieira, que tocarão as obras de Milhaud e Ronaldo Miranda para piano a quatro mãos; a pianista Maria Teresa Madeira, que tocará as obras de Chiquinha Gonzaga e, em duo com o barítono Inácio de Nonno, apresentará a obra de Francisco Mignone; o percussionista Rodolfo Cardoso, que será o intérprete da obra de Edino Krieger; e, em segunda apresentação, a peça de Tim Escala será apresentada pela pianista Maria Teresa Madeira, com a participação de Inacio de Nonno (barítono), Rodolfo Cardoso (percussão) e Jards Macalé (violão e voz), que representará o personagem John Cage, de quem foi amigo e com quem jogava xadrez em suas passagens pelo Rio de Janeiro.

Assuntos relacionados

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut

 

 

24/3/2011

 


18/03/2011 - Atualizada em 17/03/2011