Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra o ciclo “Gêneros literários: um olhar atual” com a conferência “Onde se apagam as fronteiras”

ABL encerra o ciclo “Gêneros literários: um olhar atual” com a conferência “Onde se apagam as fronteiras”

 

A Academia Brasileira de Letras realiza hoje, 5 de abril, o encerramento do Ciclo de Conferências “Gêneros literários: um olhar atual”, com a presença do professor e escritor Silviano Santiago, falando sobre “Onde se apagam as fronteiras”.

Sob a coordenação do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico Ivan Junqueira, as conferências anteriores abordaram temas como: “A desconstrução dos gêneros”, pelo Acadêmico Eduardo Portella; “O gênero policial no Brasil hoje”, pelo escritor Flávio Moreira da Costa; e “Na fímbria do fantástico”, pelo também escritor Carlos Emílio Corrêa Lima.

“Onde se apagam as fronteiras”, com o patrocínio da Petrobras, acontece hoje, 5 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Silviano Santiago é escritor, crítico literário e Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como ficcionista, publicou os romances Em liberdade, Stella Manhattan, Uma história de Família, Viagem ao México, De cócoras, O falso mentiroso e Heranças, além das coleções de contos Keith Jarrett no Blue Note e Histórias mal contadas.

Seus ensaios estão reunidos nos livros Uma literatura nos trópicos, Nas malhas da letra e O cosmopolitismo do pobre. Por quatro vezes recebeu o “Prêmio Jabuti de Literatura”. O livro Heranças recebeu em 2009 o prêmio de melhor romance, concedido pela Academia Brasileira de Letras.  O governo francês o distinguiu com os títulos de Chevalier dans l’Ordre dês Palmes Académiques, Officer dans l’Ordre dês Arts et Lettres e Médaille de la Ville de Paris.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Apresentação do Ciclo Gêneros Literários: um olhar atual, por Ivan Junqueira
Assista às conferências anteriores

5/4/2011

 



01/04/2011 - Atualizada em 31/03/2011