Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL comemora aniversário de 117 anos e entrega seus Prêmios Literários de 2014

ABL comemora aniversário de 117 anos e entrega seus Prêmios Literários de 2014

 

A Academia Brasileira de Letras comemorou seus 117 anos de fundação, dia 17 de julho, quinta-feira, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, às 17 horas. Na oportunidade, foram entregues os Prêmios Literários de 2014. O vencedor do “Prêmio Machado de Assis” (o único pelo conjunto de obra), concedido desde 1941, foi o cientista político, pesquisador e professor pernambucano Vamireh Chacon. O valor dos prêmios é de R$ 100 mil para o Machado de Assis e de R$ 50 mil para os demais.

O Presidente da ABL, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, abriu a cerimônia lendo o discurso proferido por Machado de Assis, quando da inauguração da Academia, em 1897. A seguir, passou a palavra à Acadêmica Nélida Piñon, oradora oficial da cerimônia. O vencedor do Machado de Assis falou a seguir, em seu nome e no de todos os premiados.

Os vencedores dos Prêmios ABL foram: na categoria Poesia, Gabriel Nascente, pelo livro A biografia da cinza; Ficção (Romance, Teatro e Conto), Luiz Vilela, Você verá; Ensaio e Crítica Literária, João Cezar de Castro Rocha, Machado de Assis: por uma poética da emulação; Literatura infantojuvenil, Tatiana Salem Levy, por Tanto mar; e Mirna Pinsky, por Um menino, sua amiga, um  fichário e dois preás; Tradução, Safa Jubran, E nós cobrimos seus olhos; História e Ciências Sociais, Lília Moritz Schwarcz, Batalha do Avaí; Cinema, dividido entre Matthew Chapman e Julie Sayres, pelo roteiro do filme Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto.

17/7/2014

 

16/07/2014 - Atualizada em 15/07/2014