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educomunicação

Classe gramatical: 
s.f.
Palavras relacionadas: 

educomunicador adj. s.m., educomunicativo adj. (cultura educomunicativa, vivências educomunicativas)

Definição: 

1. Conjunto de conhecimentos e ações que visam desenvolver ecossistemas comunicativos abertos, democráticos e criativos em espaços culturais, midiáticos e educativos formais (escolares), não formais (desenvolvidos por ONGs) e informais (meios de comunicação voltados para a educação), mediados pelas linguagens e recursos da comunicação, das artes e tecnologias da informação, garantindo-se as condições para a aprendizagem e o exercício prático da liberdade de expressão.

2. Formação e atividade profissional do educomunicador, relacionadas ao estudo e aplicação desses conhecimentos.

Exemplos de uso: 

“Os esforços do departamento vêm sendo reconhecidos e legitimados através da adoção do conceito e da prática da educomunicação como política pública, nos âmbitos do legislativo e do executivo, nos níveis federal, estadual e municipal. A partir de 2004, por exemplo, a cidade de São Paulo passou a contar com um dispositivo legal (Lei 13.941) que estabelece a prática educomunicativa como meta a ser alcançada pelas diversas secretarias do município. Em nível federal, o Ministério do Meio Ambiente adota, desde 2005, o paradigma educomunicativo como orientação para seu programa de educação ambiental. Em 2010, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAME) reafirmou esta política. Por seu turno, o Ministério da Educação incluiu entre os macrocampos do Programa Mais Educação o conceito da educomunicação, como opção de registro para a outorga de auxílio na implementação de projetos inovadores no ensino médio, atendendo, até o momento, mais de 3.500 escolas em todo o país. A Licenciatura em Educomunicação, instalada em fevereiro de 2011, representa a mais importante contribuição do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) para a área da graduação da ECA/USP.”1

“A Educomunicação é entendida pela ABPEducom como um paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais e ao consequente exercício prático do direito universal à expressão.”2

“‘A sala de aula é um espaço para as relações humanas’, diz o professor Carlos Alberto Lima. ‘É também um território dedicado à apropriação, construção e produção de conhecimento’. A proposta da Educomunicação para as aulas é exatamente alinhar relações humanas e aprendizagem. As linguagens de comunicação e as tecnologias midiáticas têm papel fundamental nos processos educomunicativos. ‘São meios para que os estudantes possam expressar a sua criatividade, desenvolver a comunicação, engajar-se coletivamente e integrar suas impressões e pontos de vista no processo de construção do conhecimento e autoria’, diz Carlos.”3

“As iniciativas para construir uma cultura educomunicativa na Rede só são possíveis por meio da formação continuada dos profissionais da Educação. Desde 2001, com a implantação do Projeto Educom.Rádio, a Rede Municipal de Ensino tem recebido em seus territórios especialistas em Educomunicação para ampliar o repertório das linguagens de comunicação e suas tecnologias com o propósito de fortalecer o protagonismo das crianças e adolescentes e conectar a escola a uma pedagogia freiriana, que respeita o valor da pluralidade dos sujeitos na escola.”4

“Outro desafio tem sido representado pelo fato de o termo ‘Educomunicação’ encontrar resistências em determinados setores, por distintas razões. A superação deste desafio dá-se pela legitimação que o conceito vem alcançando, em nível nacional e internacional. Por outro lado, é importante lembrar que, nos últimos 18 anos, mais de 370 pesquisas (dissertações de mestrado e teses de doutorado) se voltaram para o tema, em mais de 100 centros de pós-graduação, país afora. No caso específico, duas produções merecem memória por terem identificado o sentido profundo das transformações ocorridas na Rede Municipal de Ensino: em 2010, foi publicado, na Itália, o livro de Isabella Bruni, intitulado ‘A Educomunicação brasileira sobre as ondas da rádio’ (L´Educomunicazione brasiliana sulle onde della radio), em que a autora defende, na Universidade de Roma, que o que caracteriza o conceito, no Brasil, é seu potencial, no sentido de favorecer uma gestão dialógica e participativa das relações no ambiente escolar. Por sua vez, a tese doutoral de Luci Ferraz de Mello comprovou, em 2016, a incidência da prática educomunicativa na vivência curricular das escolas do município, especialmente em sua aproximação ao universo das tecnologias. A pesquisa teve como título ‘Educomunicação e as práticas pedagógico-comunicacionais da avaliação formativa no ensino básico’ (ECA/USP)”5

“Em 2012, os educadores dos CECIs [Centros de Educação e Cultura Indígena] passaram a trabalhar a educomunicação com o programa Nas Ondas do Rádio. Eles se reuniam na sede da SME [Secretaria Municipal de Educação de São Paulo] para os encontros de formação. As gravações passaram a ser salvas em sites de podcast. O gestor do programa Nas Ondas do Rádio, Carlos Lima, instalou equipamentos de rádio nos três CECIs, que também possuem sala de informática com acesso à internet. Os educadores aprendem a linguagem do rádio, fazendo spots e podcast na língua Guarani, usando as caixas de som para tocar músicas indígenas. A Rádio Kylinguê foi criada nesse período com o objetivo de fortalecer a educação escolar, apoiar a valorização das culturas dos povos indígenas e a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica.”6

 

 

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. CCA – Departamento de Comunicações e Artes – ECA-USP. Licenciatura em Educomunicação. Disponível em: http://www.cca.eca.usp.br/educom. Acesso em: 6 jul. 2021.

2 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES E PROFISSIONAIS EM EDUCOMUNICAÇÃO – ABPEducom. Conceito. Disponível em: https://abpeducom.org.br/educom/conceito/. Acesso em: 6 jul. 2021.

3  GAROFALO, Débora. Educomunicação: o que é e como usar na sua aula. Nova Escola, 13 ago. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18177/educomunicacao-o-que-e-e-como-u.... Acesso em: 6 jul. 2021.

4 EQUIPE COPED. Editorial. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COORDENADORIA PEDAGÓGICA. Magistério, São Paulo, n. 10, 2020. Educomunicação. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Rev.... Acesso em: 6 jul. 2021.

5 SOARES, Ismar de Oliveira. Educom.rádio. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COORDENADORIA PEDAGÓGICA. Magistério, São Paulo, n. 10, 2020. Educomunicação. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Rev.... Acesso em: 6 jul. 2021.

6 GATTÁS, Carmem. O guarani nas ondas do rádio. In: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COORDENADORIA PEDAGÓGICA. Magistério, São Paulo, n. 10, 2020. Educomunicação. Disponível em: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/Rev.... Acesso em: 6 jul. 2021.

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