Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > A volta do pêndulo

A volta do pêndulo

 

A possibilidade de vitória do candidato de extrema direita na Argentina, Javier Milei, já no primeiro turno da eleição presidencial em outubro, sugerida pela votação que obteve nas recentes primárias obrigatórias, traz à tona a onda direitista que se aproxima não apenas na América do Sul, mas no mundo. Esse estado de espírito, que ameaça superar a “onda vermelha”, ou pelo menos “rosa”, que parecia ter se iniciado com a vitória de Lula no ano passado, poderá influenciar os movimentos no Brasil, apesar dos inúmeros indícios de que o ex-presidente Bolsonaro está envolvido nos movimentos golpistas de janeiro.

A esquerda, que vencera na Colômbia com Gustavo Petro, na Bolívia com Luis Arce, no Chile com Gabriel Boric, no Peru com Pedro Castillo, vem perdendo força em diversos países da América do Sul. No Uruguai, Lacalle Pou mantém atitude independente no Mercosul, cujo comunicado da mais recente reunião se recusou a assinar por considerar que o organismo não estimula a abertura econômica e, no campo político, não se posiciona contra a Venezuela. No Paraguai, o eleito, Santiago Peña, é do Partido Colorado, de direita.

No Chile, com um governo moderado de Gabriel Boric, que vira e mexe enfrenta Lula nos debates sobre o papel da esquerda na região, o vencedor da eleição para o Conselho Constitucional que escreverá uma nova Carta, depois que a proposta da esquerda foi rejeitada em referendo, foi o Partido Republicano, comandado por José Antonio Kast, da direita populista. Ele aparece à frente nas pesquisas para as próximas eleições presidenciais, com 20% das intenções de voto, seguido pelo nome da centro-direita, Evelyn Matthei, com 13%.

Na Europa, a situação é ainda mais evidente. Hungria, com Viktor Orbán, e Polônia, com o Partido Lei e Justiça (PiS), foram os primeiros sinais de que a extrema direita estava viva na Europa, seguidos por Giorgia Meloni na Itália. Na Alemanha, o avanço do Alternativa para a Alemanha (AfD) na antiga Alemanha Oriental vai se ampliando pelo país. As pesquisas sugerem que o partido de ultradireita está em segundo lugar, superando o Partido Social-Democrata (SPD), do atual chanceler Olaf Scholz, com a União Democrata Cristã (CDU) mantendo o primeiro.

Na Espanha, a direita venceu as recentes eleições, embora o PP não tenha obtido maioria para formar um novo governo, mesmo se unindo ao Vox, que se declara herdeiro do ditador Francisco Franco e dos Cavaleiros Templários da Idade Média. Na Finlândia, a extrema direita passou a integrar o governo e, na Suécia, dá apoio decisivo ao novo governo conservador. Na Grécia, os conservadores conseguiram expressiva vitória recente, com três partidos de extrema direita entrando no Parlamento Nacional.

A principal exceção à onda direitista é a Inglaterra, onde as pesquisas dão vantagem ao Partido Trabalhista. Mas o primeiro-ministro Rishi Sunak parece tentar recuperar o prestígio conservador apoiando políticas contrárias à preservação ambiental, adiando metas de contenção de carros movidos a gasolina ou diesel e a modernização do aquecimento a gás de casas e repartições. Na França, a possibilidade de derrota do grupo político de centro, representado pelo presidente Emmanuel Macron, parece concreta, sem que se saiba que candidato da direita seria vencedor.

Nos Estados Unidos, a chance de Donald Trump voltar ao poder parece grande, no que seria a maior mudança de rumo da política internacional favorável à direita . A base desse movimento parece ser o aparente declínio econômico do Ocidente, embora a China esteja dando sinais de esgotamento de seu modelo. Exaustão com o establishment, os prejudicados pela decadência econômica em busca de uma saída, a disputa volta a ser entre uma base de precarizados e a elite. Forma-se um ambiente político propício ao populismo de direita, caso os atuais governantes de esquerda não mostrem resultados. No Brasil, apesar dos graves crimes cometidos na tentativa de golpe, mantém-se entre os adeptos da direita a ideia, não totalmente desprovida de razão, de que há abuso de poder do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

 

 

 

 

 

 

O globo, 26/09/2023