Outro dia alguém me falou casualmente como seria interessante saber em que dia da semana haviam caído certas datas históricas do país. Como, digamos, 21 de junho de 1839, quando nasceu Machado de Assis. Ou 5 de julho de 1922, a da revolta do Forte de Copacabana. Ou 29 de junho de 1958, quando o Brasil conquistou a Copa do Mundo na Suécia. Respondi que conhecia uma maneira de descobrir isso: fazendo cálculos numa espécie de tabela que saía nos almanaques que, nas décadas de 1940 e 1950, a indústria farmacêutica, os fabricantes de goiabada e alguns jornais publicavam no fim do ano e davam de brinde aos clientes.
Eram livros grossos, encadernados, cheios de anúncios em cores. O almanaque mais esperado era o do jornal carioca Correio da Manhã, então o maior do país, com 400 páginas de deliciosas informações inúteis, como instruções para evitar a verminose, relatos sobre o cultivo do abacate, as fases da lua e coisas que tais. Mas uma das atrações da edição de 1940 era o Calendário Perpétuo, que permitia exatamente isto: saber o dia da semana de qualquer data entre 1801 a 1999. Era simples até para os deficientes aritméticos, como eu. Para me exibir, tirei o bicho da estante e propus 21 de junho de 1839, nascimento de Machado.
Seguindo as instruções, procurei na tabela A, referente aos anos, o de 1839. Este encontrado, corri o dedo para a direita até a tabela B, referente aos meses, para achar, na mesma linha, o número encimado pelo mês de janeiro –no caso, o número 2. A este somei 21, que era o dia do nascimento de Machado, e cheguei a 23. Na tabela C, o número 23 correspondia à sexta-feira. Donde, Machado de Assis nascera numa sexta-feira.
O sabor de vitória ao dirimir tão bem aquela dúvida foi inebriante. Mas fui desmoralizado por um garoto no grupo, o qual nos mostrou como chegar à mesma informação.
Escreveu no celular "Calendário de 1839" –e, em rigorosamente 1 segundo, surgiu na tela a folhinha de 1839, com o dia 21 de junho caindo numa sexta-feira.
Links
[1] https://www.academia.org.br/academicos/ruy-castro