Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Sol: Cura ou mata?" é o tema do terceiro "Seminário Brasil, brasis" de 2011

"Sol: Cura ou mata?" é o tema do terceiro "Seminário Brasil, brasis" de 2011

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu o terceiro "Seminário Brasil, brasis" de 2011, com o debate sobre "Sol: cura ou mata?", que contou com as presenças do Acadêmico Ivo Pitanguy, dos médicos Fabio Cuiabano e Raul Cutait e do astrônimo Ronaldo Rogério Mourão. Participará como convidado especial o navegador Amyr Klink.

Além dos aspectos médicos da influência do sol no corpo humano, foram debatidos também assuntos ligados à vida ao ar livre, esportes de praia e meio ambiente.

"A Academia mais uma vez abre suas portas para debater um tema de importância para a sociedade. Estamos trazendo, por intermédio da nossa programação anual, os vários saberes e todos os debates que nos ajudem a discutir e revelar o que consideramos relevante para a sociedade. Para responder à questão a respeito dos efeitos do Sol na vida do planeta, convidamos quatro especialistas em medicina e astronomia, além de um navegador que viveu raras experiências",  explica  o Presidente Marcos Vinicios Vilaça

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos. Vilaça, e coordenação do Acadêmico Cícero Sandroni, "Sol: cura ou mata?" aconteceu no dia 16 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

O "Seminário Brasil, brasis" tem patrocínio do Bradesco.

Saiba mais

Participação especial

Participará como convidado especial o navegador solitário Amyr Klink. Ele viajou pelos quatro cantos do mundo e não somente conheceu o sol, com toda sua influência e calor, assim como navegou por águas geladas, caminhou em geleiras e esteve nos territórios mais áridos do planeta. Uma frase sua explica bem seu prazer pela aventura: “Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés para entender o que é seu, para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor – e o oposto”.

Os conferencistas

Ivo Pitanguy
 
Quarto ocupante da Cadeira nº 22 da Academia Brasileira de Letras, o Acadêmico e Médico (Cirurgião Plástico) Ivo Pitanguy iniciou sua formação profissional ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e concluiu o curso pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1946. Este aprendizado prolongou-se por mais de dez anos, por intermédio de estágios e cursos realizados nos Estados Unidos e na Europa, já aliando a prática médica ao exercício do ensino. Criou o Serviço de Queimados dos Hospital do Pronto Socorro e o primeiro serviço de mão e de Cirurgia Plástica Reparadora da Santa Casa. Sua clínica tornou-se Centro de Referência nacional e internacional da especialidade de cirurgia plástica. Na Santa Casa da Misericórdia, atende a população menos favorecida. Organizou e ministrou inúmeros cursos de Cirurgia Plástica no Brasil e no exterior.

Fábio Cuiabano

Fábio Cuiabano é formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e fez pós graduação na Santa Casa da Misericórdia no Rio de Janeiro e no Hospital Monte Sinai em Nova York. Especialista em dermatologia exerce suas funções em sua clínica particular e no Hospital de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Raul Cutait
 
Raul Cutait se formou em 1973 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu o mestrado em 1978 e o doutorado, em 1987 em cirurgia pela USP, onde fez residência médica. Ingressou na livre-docência em 1991 e hoje atua como professor associado do Departamento de Cirurgia. Ex-secretário da Saúde do Município de São Paulo, ex-diretor-geral do Centro de Oncologia e ex-presidente do Conselho Médico e do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês. Pertence a dez sociedades médicas brasileiras e oito internacionais. É membro titular da Academia Paulista de Letras e da Academia Nacional de Medicina.

Ronaldo Rogério Mourão 
 
 Ronaldo Rogério Mourão é doutor pela Universidade de Paris (Sorbonne), criador e primeiro diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins do MCT, no Rio de Janeiro. Membro titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Autor de mais de 100 artigos de pesquisa publicados em revistas científicas internacionais e mais de 90 livros, entre eles: “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica”; “Luiz Cruls, o homem que marcou o lugar”; “O que é ser? Astrônomo”; e “Nas fronteiras da intolerância – Einstein, Hitler, a Bomba e o FBI”.

 

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

16/6/2011

01/06/2011 - Atualizada em 31/05/2011