Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Rio Branco, o jornalista” é o tema da palestra do Acadêmico Cícero Sandroni

“Rio Branco, o jornalista” é o tema da palestra do Acadêmico Cícero Sandroni

 

“Rio Branco, o jornalista” foi o tema da segunda palestra do ciclo de conferências “Centenário de morte do Barão do Rio Branco”, realizado pela Academia Brasileira de Letras. O ciclo tem a coordenação do Acadêmico e Embaixador Alberto da Costa e Silva. O palestrante foi o Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni. O evento aconteceu no dia 7 de agosto, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O ciclo terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário: dia 14 – “Rio Branco, o Acadêmico”, com o Acadêmico Alberto Venancio Filho; e dia 21 – “Rio Branco, os livros e os mapas”, com o jurista e diplomata Rubens Ricupero.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Cícero Sandroni

Sexto ocupante da Cadeira nº 6, eleito em 25 de setembro de 2003, na sucessão de Raimundo Faoro, Cícero Sandroni presidiu a ABL em 2008 e 2009. Cursou a faculdade de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica e a Escola Brasileira de Administração Pública, da Fundação Getúlio Vargas. Em 1954, fez os primeiros estágios em redações de jornais, inicialmente na Tribuna da Imprensa e, em seguida, no Correio da Manhã. Em julho de 1958, no Globo, foi destacado para a cobertura da área de política exterior. Fez uma série de viagens internacionais, entre as quais ao Chile, para a cobertura da V Conferência Extraordinária dos Chanceleres Americanos, e aos Estados Unidos, convidado pelo Departamento de Estado americano, e enviado pelo Globo, para escrever sobre a primeira visita de Nikita Kruschev à ONU.

Com a instalação do regime militar, em 1964, voltou a trabalhar na Tribuna da Imprensa e na revista O Cruzeiro. Em 1965, participou de conferência de jornalistas em Bonn, na Alemanha, que resultou na criação da agência internacional de notícias Interpress Service, da qual foi diretor no Brasil. Cícero Sandroni tem participado de vários júris de prêmios jornalísticos, notadamente o Esso de Jornalismo, o Embratel de Jornalismo e o de Jornalismo Científico do CNPq. Na área de literatura integrou o júri do concurso de contos da revista Ficção, e do Prêmio Goethe de literatura do ICBA. Colaborador de jornais e revistas, participa de seminários de jornalismo e literatura, além de pronunciar palestras sobre esses temas em centros universitários.

Barão do Rio Branco

Segundo ocupante da Cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras, José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, foi eleito para a ABL em 1º de outubro de 1898. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Recife e destacou-se como diplomata, advogado, geógrafo e historiador. Exerceu o cargo de Ministro das Relações Exteriores durante os mandatos dos Presidentes Rodrigues Alves, Afonso Pena, Nilo Peçanha e Hermes da Fonseca. Rio Branco nasceu no Rio de Janeiro no dia 20 de abril de 1845 e faleceu na mesma cidade em 10 de fevereiro de 1912. Escreveu diversas obras, entre elas Memórias brasileiras, História militar do Brasil, Efemérides brasileiras e Episódios da Guerra do Prata. Atuou ativamente nas questões de fronteiras. Em 1894, defendeu os interesses brasileiros contra a Argentina. Em 1900, resolveu a pendência do Brasil com a Guiana Francesa sobre a região do Amapá, recebendo, por isso, o título de Barão. Em 1902, negociou com a Bolívia o direito do Brasil sobre o Acre.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

7/8/2012

02/08/2012 - Atualizada em 01/08/2012