Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente da ABL abre oficialmente a Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013

Presidente da ABL abre oficialmente a Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013

 

A Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmica Ana Maria Machado, fez o discurso de abertura, juntamente com o escritor mineiro Luiz Ruffato, da Feira Internacional do Livro de Frankfurt 2013, na Alemanha, no dia 8 de outubro, terça-feira, na presença da Ministra da Cultura, Marta Suplicy. O evento deste ano, encerrado no dia 13 do mesmo mês, foi em homenagem ao Brasil. Participaram também da Feira as Acadêmicas Nélida Piñon e Rosiska Darcy de Oliveira, além dos Acadêmicos Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, José Murilo de Carvalho e Paulo Coelho.

A programação completa dos Acadêmicos da ABL na Feira de Frankfurt foi a seguinte: dia 9 de outubro, Carlos Heitor Cony e Nélida Piñon falaram sobre o tema Convergência da memória, no Pavilhão do Brasil; e João Ubaldo Ribeiro e Ana Maria Machado, Escritores na Zentralbibliothek , na Zentralbibliothek Stadtbücherei Frankfurt am Main; dia 11 de outubro, Rosiska Darcy de Oliveira, juntamente com a escritora paulista Maria Rita Kehl, participaram da mesa literária Tempo e Liberdade: Brazil Discussion, no Pavilhão do Brasil; e José Murilo de Carvalho esteve no colóquio organizado pela Universidade Goethe para falar sobre a História e formação do pensamento brasileiro; dia 12 de outubro,  o tema foi As muitas vozes do Brasil, com Carlos Heitor Cony, Beatriz Bracher, Cristóvão Tezza e o escritor e diplomata João Almino, na Katholische Hochschulgemeinde/Evangelische Studierendengemeinde, Universistäqtscampus; enquanto João Ubaldo Ribeiro e João Almino estiveram na mesa literária Alegorias e Utopias; assim como José Murilo de Carvalho e Mary del Priore, que participaram da Mesa Literária O País dos deslocamentos – Brazil Discussion, no Pavilhão do Brasil.

Ana Maria Machado, antes e depois da Feira de Frankfurt, teve uma série de atividades na Europa. Nos dias 26 e 27 de setembro, quinta-feira e sexta-feira, a convite da Embaixada do Brasil na Bélgica, cumprriu um programa de leitura sobre sua obra, com debates e conferências nas Universidades de Bruxelas e da Antuérpia. Nos dias 3 a 6 de outubro, a convite do Conselho de Artes da Inglaterra, esteve na FLIPSIDE, em Snape Maltings, para o Festival Literário do Reino Unido, onde participou de uma mesa-redonda, assim como teve uma sessão de leituras de sua obra e um encontro com crianças. Na quarta-feira, dia 16 de outubro, o King’s College de Londres organizou uma mesa-redonda sobre o tema Cidadania no Brasil: Por que junho 2013?, cumprindo parceria desenvolvida com a ABL, que foi representada por sua Presidente. Participaram do debate o Acadêmico José Murilo de Carvalho, o Sócio-Correspondente Leslie Bethel e o Diretor do Centro de Estudos Brasileiros, professor Anthony Pereira.

A Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, antes de sua participação na Feira, fez uma conferência durante a Jornada Literária, no dia 4 de outubro, na Universidade de Salamanca. O evento fez parte do acordo de cooperação entre a ABL e aquela universidade espanhola. O tema focalizado foi a obra da Acadêmica Lygia Fagundes Telles e os trabalhos serão publicados em português e espanhol.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

27/9/2013

27/09/2013 - Atualizada em 26/09/2013