Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Pesquisadora e professora Nísia Trindade faz palestra do ciclo “Memória reverenciada”

Pesquisadora e professora Nísia Trindade faz palestra do ciclo “Memória reverenciada”

 

A pesquisadora e professora Nísia Trindade Lima fez na Academia Brasileira de Letras a segunda palestra do ciclo “Memória reverenciada” – Ciência brasiliana: conhecimento e nacionalidade na obra de Roquette-Pinto –, coordenado pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho. O evento aconteceu no dia 14 de outubro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

“Memória Reverenciada” terá mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 21, Acadêmico Antonio Carlos Secchin, Gonçalves Dias: poesia e etnia; e 28, Acadêmico Tarcísio Padilha, Coelho Neto: a riqueza da linguagem.

Serão fornecidos certificados de frequência.

Os ciclos de conferências, com patrocínio da Petrobras, são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

Nísia Trindade Lima é doutora em sociologia pelo Iuperj – Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, diretora da Editora Fiocruz e Sócia Titular do Pen Clube do Brasil.

Entre os prêmios que recebeu destacam-se: 1998 – Prêmio Melhor Tese de Doutorado em Sociologia, Iuperj; 2007 – Medalha comemorativa dos 110 anos de fundação da Academia Brasileira de Letras; 2008 – Cientista do Nosso Estado, Fundação Carlos Chagas Filho de Pesquisa do Rio de Janeiro. Publicou, entre outros títulos, Um sertão chamado Brasil: intelectuais e representação geográfica da identidade nacional que, em 2013, teve uma segunda edição ampliada . E, em colaboração com Dominichi Miranda de Sá, organizou Antropologia brasiliana: ciência e educação na obra de Edgard Roquette-Pinto.

14/10/2014

08/10/2014 - Atualizada em 07/10/2014