Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre aos 73 anos o Acadêmico Moacyr Scliar

Morre aos 73 anos o Acadêmico Moacyr Scliar

 

O Acadêmico Moacyr Scliar, 73 anos, gaúcho, morreu na madrugada deste domingo, 27 de fevereiro, no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, devido à falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado neste mesmo hospital desde meados de janeiro, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).

Logo depois do AVC, o escritor foi submetido a uma cirurgia para extirpar o coágulo que se formou na cabeça. Depois da cirurgia, ele ficou inconsciente no centro de terapia intensiva.

O quadro chegou a evoluir para a retirada da sedação, mas no dia 9 de fevereiro o paciente foi abatido por uma infecção respiratória e teve de voltar a ser sedado e à respiração por aparelhos.

Por causa da idade, os médicos evitaram fazer prognósticos sobre a recuperação do escritor.

O Presidente da ABL, Marcos Vilaça, declarou: "Foi um acadêmico múltiplo, atuava na ABL, com a ABL, pela ABL.  Trabalhador incansável da cultura, Moacyr produziu uma obra respeitável e de grande poder de comunicação com o leitor.  Ser humano agradabilíssimo, ele vai nos fazer muita falta e deixa enorme saudade".

Vilaça  designou o Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro- Secretário, para representar a ABL nas cerimônias fúnebres.

Logo ao tomar conhecimento da morte de Moacyr Scliar, Marcos Vilaça  determinou que a ABL guarde  luto de  três  dias  e também que a  bandeira acadêmica seja hasteada a meio mastro.

O corpo do acadêmico foi velado velado no domingo, 27 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a partir das 14h. O sepultamento aconteceu hoje, 28 de fevereiro, no Cemitério Israelita de Porto Alegre, em cerimônia reservada a familiares e amigos. Moacyr Scliar deixa esposa, Judith, e um filho, Roberto.

A Sessão de Saudade foi realizada pela ABL no dia 1º de março, terça-feira, a partir das 16h. Na ocasião, os acadêmicos presentes falaram sobre a vida e obra do escritor gaúcho. Ao final, foi declarada vaga a cadeira nº 31, inaugurando-se o processo sucessório. O prazo de recebimento de inscrições é de sessenta dias.  Trinta dias após esse período, a ABL  marcará a data para a eleição do novo acadêmico. 

 

Autor recebeu três vezes o Prêmio Jabuti

Autor de mais de 70 livros, entre romances, contos, crônicas e ensaios, Scliar recebeu três vezes o Prêmio Jabuti, a mais tradicional distinção literária do país: em 2009, pelo romance "Manual da paixão solitária" (eleito melhor romance e melhor livro de ficção daquele ano); em 1993, pelo romance "Sonhos tropicais"; e em 1988, pelo volume de contos "O olho enigmático". Pelos contos de "A orelha de Van Gogh", ganhou o prestigioso prêmio Casa de Las Américas em 1989. Também recebeu o Prêmio José Lins do Rego, da Academia Brasileira de Letras, pelo romance "A Majestade do Xingu", em 1998, entre outras honrarias.

Saiba mais

Biografia do Acadêmico
Bibliografia do Acadêmico

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente a notícia no Orkut
Curta no Facebook

Assuntos relacionados

Acadêmicos escrevem sobre Moacyr Scliar

A falta de Moacyr Scliar, por Arnaldo Niskier
Moacyr Scliar, por Carlos Heitor Cony

27/2/2011



27/02/2011 - Atualizada em 26/02/2011