Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Mesa-redonda na ABL homenageia Centenário de Morte do escritor Lúcio de Mendonça

Mesa-redonda na ABL homenageia Centenário de Morte do escritor Lúcio de Mendonça

 

A Academia Brasileira de Letras prestará homenagem hoje, dia 19, ao escritor Lúcio de Mendonça, pelos 100 anos de sua morte, com mesa-redonda coordenada pelo Presidente da ABL Cícero Sandroni e tendo o Acadêmico Alberto Venancio Filho e a escritora Cecília Junqueira como palestrantes.

Lúcio de Mendonça foi escritor, jornalista, ferrenho defensor da República, e um dos fundadores da ABL, amigo de Machado de Assis, de quem recebeu o prefácio de seu primeiro livro, Névoas Matutinas.

A mesa-redonda será realizada às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr. Entrada franca.

O evento será transmitido ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Alberto Venancio Filho

Sexto ocupante da Cadeira nº 25 da ABL, eleito em 1991, na sucessão de Afonso Arinos de Melo Franco, é advogado militante no Rio de Janeiro desde 1957.

Alberto Venancio Filho foi um dos organizadores do Plano Inicial da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (1960) e Coordenador da Assessoria Técnica da Presidência da República, responsável pelos assuntos educacionais e culturais (1961).

Entre 1961 e 1963, foi Assistente do Diretor do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura. Em 1966 foi perito participante do Seminário sobre Organização e Administração de Empresas Públicas da Organização das Nações Unidas (Genebra).

Integrou diversos Conselhos, entre eles o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (1979-1981); Conselho Consultivo da Fundação Casa de Rui Barbosa (1980-1985); Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (1986-1989).

É membro de diversas instituições, como a American Political Science Association; o Instituto dos Advogados Brasileiros; PEN Clube do Brasil; Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro; Conselho Diretor da Associação Brasileira de Educação (1992); Société Internationale des Amis de Montaigne, Paris; Academia Brasileira de Educação.

Cecília Junqueira

Maria Cecília Costa Junqueira, escritora e jornalista, nasceu no Rio de Janeiro em março de 1952. Estudou História e Literatura e por 28 anos trabalhou em redação, tendo passado pela Revista Bolsa, pelo Jornal do Brasil, e pela Gazeta Mercantil. No jornal O Globo, ao longo de 15 anos, foi jornalista de economia, subeditora e editora-adjunta e, durante seis anos, editou o suplemento literário “Prosa & Verso”, tendo criado o concurso “Contos do Rio”.
 
Atualmente, é editora-assistente da Revista do Livro, da Biblioteca Nacional. O primeiro livro que escreveu foi sobre Odylo Costa, filho, um perfil para a Relume Dumará, intitulado Odylo, um homem com uma casa no coração.

17/11/2009

16/11/2009 - Atualizada em 16/11/2009