Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Merval Pereira é eleito para Cadeira nº 31 da ABL

Merval Pereira é eleito para Cadeira nº 31 da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras escolheu no dia 2 de junho, o escritor e jornalista  Merval Pereira como o 8º ocupante da Cadeira nº 31, vaga desde 27 de fevereiro último, com o falecimento do Acadêmico Moacyr Scliar.

O candidato foi eleito no 1º escrutínio e recebeu 25 dos 39 votos possíveis (teve uma abstenção). Antônio Torres, seu concorrente, recebeu 13 votos. Compareceram à sessão 24 acadêmicos, 12 dos quais votaram presencialmente. Houve 26 votos por carta.

O Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, declarou: “Com a eleição de Merval Pereira para ocupar a Cadeira 31, na sucessão do saudoso escritor e médico Moacyr Scliar, mantém-se a tradição da presença de grandes jornalistas na Academia. Muitos passaram por esta Casa, desde Joaquim Nabuco”.

A Cadeira nº 31 foi fundada por Guimarães Junior, que escolheu como patrono Pedro Luís, e foi sucessivamente ocupada por João  Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho, Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.

Saiba mais

Merval Pereira

Merval Pereira, carioca, 61 anos, é comentarista da Globonews e da CBN e Colunista de O Globo, onde entrou em 1968 como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi Diretor de Jornalismo de Mídia impressa e rádio das Organizações Globo.

Mais sobre Merval Pereira.

2/6/2011

 

02/06/2011 - Atualizada em 01/06/2011