Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Livro "Discursos de Afrânio Coutinho" é lançado na ABL

Livro "Discursos de Afrânio Coutinho" é lançado na ABL

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu o lançamento do livro Discursos de Afrânio Coutinho, editado pela Academia por intermédio da Coleção Afrânio Peixoto .

A edição foi organizada pelo filho do homenageado, professor Eduardo F. Coutinho, titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Vera Lúcia Teixeira Kauss, professora da Unigranrio.

Segundo o Acadêmico Eduardo Portella, que assina a orelha do livro, “Afrânio Coutinho soube ser o homem de letras íntegro e integral: jornalista de ideias, crítico e teórico da literatura, renovador do entendimento poético, professor exemplar, pesquisador capaz de revelações inesperadas, e até o administrador público empenhado, que fundou e dirigiu com energia a pioneira Faculdade de Letras da UFRJ”.

Anterior ao lançamento, será realizada no Teatro R. Magalhães Jr., às 17h30min, o Ciclo de Conferência “A Memória Reverenciada”, com o tema “Afrânio Coutinho: 100 anos”, com a presença do Acadêmico Eduardo Portella, Acadêmico Evanildo Bechara e Eduardo Coutinho. A coordenação é do Acadêmico Alberto Venancio Filho.

O lançamento foi realizado no dia 7 de junho, às 18h30min, na Sala dos Fundadores, no Petit Trianon.

Saiba mais

Afrânio Coutinho, professor, crítico literário e ensaísta, nasceu em Salvador, BA, em 15 de março de 1911 e faleceu no dia 05 de agosto de 2000 no Rio de Janeiro.

Quarto ocupante da Cadeira 33, eleito em 17 de abril de 1962, na sucessão de Luís Edmundo e recebido em 20 de julho de 1962 pelo Acadêmico Levi Carneiro. Recebeu o Acadêmico Eduardo Portella.

Mais sobre o Acadêmico Afrânio Coutinho

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook


7/6/2011

02/06/2011 - Atualizada em 01/06/2011