Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Lêdo Ivo participa do XIII Festival Internacional de Bogotá

Lêdo Ivo participa do XIII Festival Internacional de Bogotá

 

 Bienal do Livro 


A abertura da XII Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no dia 12 de maio, contou com a presença da governadora do Estado, Rosangela Garotinho, do embaixador da França no Brasil, Jean de Gliniasty, do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, José Henrique Paim Fernandes, do secretário de cultura do Estado do Rio de Janeiro, Arnaldo Niskier, do presidente da Academia Brasileira de Letras, Ivan Junqueira, e do presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Paulo Rocco. A solenidade contou ainda com a presença de autores franceses que vieram especialmente para a Bienal, e de outras personalidades brasileiras. (COLOCAR LINK DO SITE)

No dia 12, na sessão "Amigos Para Sempre", evento que inaugurou o Café Literário deste ano na Bienal do Livro, o Acadêmico Ivo Pitanguy, falou sobre seu grande amigo, já falecido, o escritor Fernando Sabino.

No dia 14, às 20 horas, o AcadêmicoMoacyr Scliar participou, no "Café Literário", de debate sobre o tema "Literatura e Loucura", que teve a participação de Betty Millan e Mirian Goldenberg.

No dia 14, às 13 horas, a Acadêmica Ana Maria Machado participou, no "Café Literário", de debate sobre o tema "Quando a história faz o romance", que teve a participação de Orlando Paes Filho e Ruy Tapioca.

No dia 15, às 14h30min, a Acadêmica Lygia Fagundes Telles participou, no "Café Literário", de debate sobre o tema "Abrindo as cartas", que teve a participação de Beatriz Berrini e José Almino.

No dia 15, às 17 horas, no evento "Encontro com o poeta", o Acadêmico Ivan Junqueira foi o convidado especial.

No dia 15, às 18 horas, o Acadêmico João Ubaldo Ribeiro participou, no "Café Literário", de debate sobre o tema "A crônica do dia-a-dia", que teve a participação de Chico Caruso.

No dia 15, às 20 horas, no Fórum de Debates, o Acadêmico Candido Mendes participou, juntamente com Flávio Tavares e Maurício Dias, de debate sobre o tema "Golpes e revoluções".

No dia 17, o Acadêmico Antonio Olinto falou na sessão "Amigos Para Sempre", no Café Literário, sobre Carlos Drummond de Andrade.

No dia 20, os Acadêmicos Sergio Paulo Rouanet e Eduardo Portella participaram, no Café Literário, de debate sobre o tema "A moderna tragicomédia", que teve também a participação de Bárbara Heliodora e Flavio Marinho.

No dia 20, na Sala dos Autores, o Acadêmico José Sarney foi agraciado com Prêmio José Olympio, concedido a personalidades que contribuíram para a difusão do livro e da leitura.

No dia 21, o Acadêmico Arnaldo Niskier participou, no Café Literário, de debate sobre o tema "Escrever correto, escrever bem", que teve também a participação de Domício Proença Filho, Pasquale Cipro Neto e Sergio Nogueira.

Foi lançada na Bienal do livro a revista Aurora Fluminense, criada pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, para ser o órgão oficial da Secretaria de Estado de Cultura. Neste primeiro número da revista, o Acadêmico Antonio Olinto escreveu um artigo sobre o Acadêmico Evaristo da Veiga.

14/06/2006 - Atualizada em 13/06/2006