Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Jornalista e escritor Merval Pereira toma posse da Cadeira nº 31 da ABL

Jornalista e escritor Merval Pereira toma posse da Cadeira nº 31 da ABL

 

A Academia Brasileira de Letras realizou a solenidade de posse do jornalista e escritor carioca Merval Pereira, eleito no dia 2 de junho deste ano, na sucessão de Moacyr Scliar, falecido em 27 de fevereiro de 2011.

Merval Pereira afirmou em seu discurso que o Brasil ainda é uma exceção em um continente cada vez mais dominado por governos autoritários ou simples ditaduras: “Apesar disso, aqui também enfrentamos ameaças à liberdade de expressão. Os mesmos grupos tentam mais uma vez aprovar no Congresso uma legislação que controle os meios de comunicação, embora a própria Presidente Dilma já tenha declarado que a liberdade de expressão é fundamental na democracia”.

O jornalista foi recebido pelo Acadêmico Eduardo Portella, que proferiu o discurso de recepção. A comissão encarregada de introduzir o novo Acadêmico foi formada pela Acadêmica Nélida Piñon, e os Acadêmicos Domício Proença Filho e Geraldo Holanda Cavalcanti. Ainda de acordo com o cerimonial de posse, a aposição do colar foi feita pelo Acadêmico Arnaldo Niskier, a entrega da espada pelo Acadêmico José Sarney e a entrega do diploma pelo Acadêmico Candido Mendes de Almeida.

Em seu discurso, Eduardo Portella afirmou: “A corrida de obstáculos da democracia de massas é produtora de ruídos e armadilhas imprevisíveis. Mas a imprensa continua sendo a tribuna insubmissa, enérgica, demarcada hoje nos tempos nublados da derradeira modernidade, que há muito prefiro chamar de baixa modernidade. Quem tiver alguma dúvida, leia ou escute a palavra elucidativa de Merval Pereira. Ela e ele são protagonistas veementes dessa narrativa democrática, justamente agora, quando a indiferença e a agonia começam a anunciar a pós-democracia. A imprensa independente tem conseguido barrar a corrida frenética do ‘hiperpresidencialismo”, do parlamentarismo desidratado, e dos aparelhos ideológicos de Estado”.

A mesa foi constituída, além de Marcos Vilaça e Edurado Portella, pelo Presidente do Senado e Acadêmico José Sarney, pelos Senadores Lindberg Faria e Agripino Maia, e pelos Ministros do Superior Tribunal Federal Carmen Lucia e Ayres Brito. Estiveram presentes também o Presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, o Vice-Presidente das Organizações Globo, José Roberto Marinho, o Diretor de Jornalismo da Rede Globo de Televisão, Ali Kamel, o ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal Eros Grau, o Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, o Ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Moreira Franco, e o ex-Governador de São Paulo José Serra, também candidato a Presidente da República na última eleição pelo PSDB.

A solenidade de posse aconteceu no dia 23 de setembro, às 21h, no Salão Nobre do Petit Trianon.

Saiba mais

Merval Pereira

Merval Pereira, carioca, 61 anos, é comentarista da Globonews e da CBN e colunista de O Globo, onde entrou em 1968 como repórter estagiário, tendo sido, entre outras funções, editor nacional, editor-chefe, diretor da sucursal de Brasília, diretor de redação e diretor executivo do Infoglobo. Foi diretor de jornalismo de mídia impressa e rádio das Organizações Globo.

Merval Pereira recebeu 25 dos 39 votos possíveis (teve uma abstenção). Ele é o 8º ocupante da Cadeira nº31.

A Cadeira nº 31 foi fundada por Guimarães Junior, que escolheu como patrono Pedro Luís, e foi sucessivamente ocupada por João Ribeiro, Paulo Setúbal, Cassiano Ricardo, José Cândido de Carvalho, Geraldo França de Lima e Moacyr Scliar.

No ato da eleição, o Presidente da ABL, o Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, declarou: “Com a eleição de Merval Pereira para ocupar a Cadeira 31, na sucessão do saudoso escritor e médico Moacyr Scliar, mantém-se a tradição da presença de grandes jornalistas na Academia. Muitos passaram por esta Casa, desde Joaquim Nabuco”.

Mais sobre Merval Pereira.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

23/9/2011

15/09/2011 - Atualizada em 14/09/2011