Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Homenagem aos setecentos anos de nascimento de Giovani Boccaccio

Homenagem aos setecentos anos de nascimento de Giovani Boccaccio

 

A Academia Brasileira de Letras e o Instituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro homenagearam, com a realização do Seminário de Literatura denominado “Tipologia e nobreza do mago”, o escritor italiano Boccaccio pela passagem de seus setecentos anos de nascimento. Os palestrantes serão os professores italianos Franco Cardini e Marina Montesano. A apresentação será do Acadêmico Cícero Sandroni. O evento foi realizado dia 12 de agosto, segunda-feira, às 17 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

O seminário debateu a magia que cercava o escritor, assim como sua personalidade. Boccaccio, além de escrever “Decameron”, foi aquele que acrescentou a palavra “Divina” à obra de Dante Alighieri, que passou a ser conhecida como “A divina comédia”, um dos maiores clássicos de todo o mundo. De acordo com os organizadores do seminário, “entre todas as obras do século XIV, o Decameron é sem sombra de dúvidas aquela na qual a magia é tratada com maior consideração. Para o Boccaccio, as artes mágicas são dotadas de poderes reais, de uma própria autonomia em relação às outras ciências e de uma respeitabilidade que de certa maneira reveste todos aqueles que a praticam seriamente. Além disso, não se formula uma hierarquia entre os grandes magos do passado, como Michele Scoto (um grande maestro de necromância) ou o eremita da montanha, e outras figuras do quotidiano; pelo contrário, com muita frequência aparecem necromantes dos quais não se conhece nem o nome nem a proveniência, mas que possuem poderes extraordinários”, afirmam na apresentação do programa.

Saiba mais

Os palestrantes

Franco Cardini é graduado na Universidade de Florença onde foi aluno do Professor Ernesto Sestan, é professor ordinário de Historia Medieval na Universidade de Florença e desde 2006 no Instituto Italiano de Ciências Humanas. É Fellow da Harvard University e desenvolveu pesquisa na Fundação.

Berenson (Villa “I Tatti”) de Florença. Ensinou História Medieval na Universidade de Paris - VIII Vincennes - e na Universidade de Alcalá de Henares, “Italian History and Culture” na Middlebury College em Vermont, Estados Unidos. É Directeur de Recherches na École dês Hautes Études de Paris e Gastprofessor na Freire Universitat de Berlim. Se ocupa principalmente das relações entre Europa e o mundo Muçulmano, com especial foco nas peregrinações, cruzadas e intercâmbio cultural. Entre as suas publicações mais recentes encontramos São Francisco, 1997; Europa e Islam, 1999; In Terrasanta, 2002; Il Mulino, 2002; Ástrea e os Titãs, 2003; As Raízes Perdidas da Europa. De Carlos V aos Conflitos Mundiais, 2006; A Invenção do Inimigo, 2006.

Marina Montesano é pesquisadora da Universidade de Gênova, onde ensina instituições medievais e na SSIS, Didática da história. Interessa-se principalmente pela história da cultura, da magia e da bruxaria. Entre os livros publicados, A Cristianização da Itália na Idade Média, 1997; Supra acqua et supra ad vento: superstições, maldições e encantamentos dos pregadores franciscanos observadores (Italia, sec. XV), 1999; Mistério Americano. Hipótese sobre o 11 de Setembro, 2004; A longa Historia História da Inquisição (com Franco Cardini), 2005.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

12/8/2013

09/08/2013 - Atualizada em 08/08/2013