Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Especial "Brasil, brasis"

Especial "Brasil, brasis"

 

No ano de 2010, a Academia Brasileira de Letras promoveu o “Seminário Brasil, brasis”, repleto de debates, contando com a participação de expoentes representantes das mais diversas áreas culturais da sociedade brasileira. Por essa razão, a ABL preparou o “Especial – Seminário Brasil, brasis”. Confira.

Criado em 2006, pelo Acadêmico e então Presidente Marcos Vinicios Vilaça, o seminário busca manter a tradição da ABL, conservando e promovendo cultura através de debates abertos ao público, sobre temas atuais que têm despertado a curiosidade, o interesse e, acima de tudo, a necessidade de reflexão por parte da sociedade.

A inspiração para criação do “Brasil, brasis” surgiu da necessidade de se ampliar efetivamente a participação do público, no que tange a discussão com profissionais expoentes em suas áreas de atuação; da premente análise dos caminhos da cultura, num país em que ela pode ser, na maioria das vezes, considerada “de elite”; e a promoção e valorização, em última instância, da própria cultura brasileira em seus múltiplos e variados aspectos.

O seminário consiste em encontros mensais, presididos e coordenados por acadêmicos. Para cada sessão, são convidados expositores especialistas para análise e aprofundamento do tema proposto.

Neste ano, sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente Marcos Vinicios Vilaça e coordenação do Acadêmico e Secretário-geral Domício Proença Filho, a ABL trabalhou e desenvolveu sete encontros que nortearam temas de grande aceitação do público.

O primeiro “Seminário Brasil, Brasis” de 2010, sobre o tema “Literatura e Futebol”, debateu a união dessas duas vertentes e suas importâncias, em um ano que o mundo tinha seus olhos voltados a este esporte. Contou com as presenças do Acadêmico Arnaldo Niskier, Alberto Helena Júnior, Dunga, João Havelange, Ricardo Teixeira, Roberto DaMatta e Tadeu Schmidt.

Já o segundo Seminário, intitulado “Gente que pensa, gente que faz”, tratou de empreendedorismo e de negócios, com a participação do Acadêmico Murilo Melo Filho, Cláudio Bojunga, David Portes, Edson Viana Moura Filho, Francisco Saboya e Jorge Caldeira.

“O Planeta aquecido” – terceiro Seminário – teve como tema os efeitos do aquecimento global no planeta e suas consequências. Participaram da exposição Carlos Costa Ribeiro, Carlos Nobre, Luiz Carlos Molion e Sergio Bessermann Vianna. Como convidados especiais, estiveram presentes a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e do Vice-Presidente da Coca-Cola Brasil, Marco Simões.

O quarto Seminário abordou o assunto “Telenovelas, séries televisivas e literatura”, que discutiu a importância da telenovela como adaptação de um dos gêneros literários mais apreciados no mundo, contrapondo-se à idéia de ser considerado algo pobre, sem valor literário. Gilberto Braga, José Wilker, Muniz Sodré e Regina Rito estavam presentes.

A participação do artista Antonio Nóbrega marcou o quinto “Seminário Brasil, brasis” de 2010. “A linguagem brasileira da dança” contou também com as presenças de Jaime Arôxa, Regina Miranda e Silvia Sotter.

“Mulher brasileira hoje” foi o tema que homenageou as mulheres de uma forma geral, tanto o lado profissional, quanto a administração do lar e da família. Para esse encontro foram convidados a Acadêmica Ana Maria Machado, Christiane Torloni, Maria Sílvia Camargo, Miriam Leitão, Rosiska Darcy de Oliveira e João Havelange.

Encerrando o “Seminário Brasil, brasis” de 2010, o tema “Noel Rosa, um palpite feliz” expôs uma homenagem ao centenário de nascimento do grande poeta da Vila. Os convidados foram Carlos Didier, Ricardo Prado e Sergio Cabral.

O “Seminário Brasil, brasis”, embora se distancie da programação convencional que a ABL aplica e desenvolve, incorporou-se ao calendário oficial de eventos da instituição por se tratar de uma atividade de grande interesse público, além de discutir temas bastante atuais. E, é claro, sempre com a presença de expoentes nomes em cada área de discussão.

Para este ano no seminário já está confirmado. Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o primeiro tema ser discutido será “Grafitismo: a arte das ruas”, a ser realizado no dia 28 de abril, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com a presença de Alexandre Afa, Airá O Crespo, Carlos Acme, Carlos Osório e Panmela Castro.

17/4/2011

17/04/2011 - Atualizada em 16/04/2011