Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Escritora Rosiska de Oliveira toma posse na Cadeira número 10 da ABL

Escritora Rosiska de Oliveira toma posse na Cadeira número 10 da ABL

 

Humanitas Felicitas, Libertas. Essas belas palavras que o Imperador Adriano inscreveu nas moedas de seu reino e que tento honrar. Humanitas. Acredito na Humanidade como um projeto viável. Felicitas. Acredito na busca da felicidade como um dever. Libertas. É Cecília Meirelles quem toma a palavra:
“Liberdade, essa palavra
que o sonho humano alimenta
que não há ninguém que explique
e ninguém que não entenda.”
,
afirmou Rosiska Darcy de Olvieira em seu discurso

O Acadêmico Eduardo Potella, escolhido pela nova Acadêmica para recebê-la em nome da ABL, disse em seu discurso: “Desde cedo, Rosiska Darcy de Oliveira se afirmou como uma voz decididamente democrática, a serviço do único partido inteiro – partido da condição humana. E é em nome dele que sai, decidida, à procura da dignidade perdida, e não poupa os desgovernos e os costumes degradados, as formas e cores da violência, urbana e rural, a violência explícita, e a implícita, menos visível, a corrupção”.

A escritora Rosiska Darcy de Oliveira tomou posse na Cadeira Número 10 da Academia Brasileira de Letras no dia dia 14 de junho, no Salão Nobre do Petit Trianon. Ela foi eleita na sucessão do poeta Lêdo Ivo, no dia 11 de abril deste ano. A nova Acadêmica é a oitava mulher a se tornar membro da ABL e a primeira a ser empossada por outra, a Presidente Ana Maria Machado. A Cadeira Número 10 tem como fundador Rui Barbosa e, como patrono, Evaristo da Veiga. Foi ocupada, sucessivamente, por Laudelino Freire, Osvaldo Orico, Orígenes Lessa e Lêdo Ivo.

Rosiska Darcy de Oliveira foi recebida pelo Acadêmico Eduardo Portella, que proferiu o discurso de recepção. A comissão encarregada de introduzir a nova Acadêmica foi formada pelos Acadêmicos Sergio Paulo Rouanet, Cícero Sandroni e Marco Lucchesi. Ainda de acordo com o cerimonial de posse, a aposição do colar foi feita pelo Acadêmico Arnaldo Niskier e a entrega do diploma pela Acadêmica Cleonice Berardinelli.

A mesa foi constituída pelas seguintes pessoas: Presidente da ABL, Acadêmica Ana Maria Machado, Secretário-Geral, Acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti, Acadêmico Eduardo Portella, as Ministras da Cultura, Martha Suplicy, também representando a Presidente Dilma Rousseff, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, e o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Estiveram presentes, também, o ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, a Senhora Patricia Kundrat, a Ministra do Superior Tribunal Federal Carmen Lucia Oliveira e o editor Paulo Rocco.

Saiba mais

A nova Acadêmica

Rosiska Darcy de Oliveira é bacharel em direito pela PUC-Rio. Começou uma carreira jornalística na Revista Visão, Jornal do Brasil e TV Globo, interrompida pelo exílio imposto pelo regime político de então. Na Suíça tornou-se doutora pela Universidade de Genebra onde lecionou por dez anos. De volta ao Brasil, implantou no Rio de Janeiro o Instituto de Ação cultural que fundara na Suíça.

Professora, conferencista e ensaísta, a nova Acadêmica é autora, entre outros, dos livros Le féminin ambigu e La culture des femme, ambos publicados na Europa. Elogio da Diferença, publicado no Brasil e Estados Unidos – In Praise of Difference – deu continuidade à sua obra sobre o Feminino. Reengenharia do Tempo, seu último ensaio, propõe uma nova relação entre vida privada e mundo do trabalho. Jornalista, é colunista do Globo e do Estado de São Paulo. Seus outros livros A dama e o unicórnio, Outono de ouro e sangue, A natureza do escorpião e Chão de Terra exprimem sua vocação de cronista.

Integrou a delegação brasileira à Conferência Mundial sobre População no Cairo e cochefiou a delegação à Conferência Mundial sobre a Mulher em Beijing. No Governo Federal, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Em 1996, fundou o Centro de Liderança da Mulher, que preside. Foi embaixadora do Brasil junto à Comissão Interamericana de Mulheres da OEA e integrou o Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento do BID. Consultora de organismos internacionais, é membro do Painel Mundial sobre Democracia da Unesco.

Professora do doutorado do Departamento de Letras da PUC-Rio, membro titular do Pen Clube do Brasil, recebeu a Medalha Rio Branco por serviços prestados ao Brasil, a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, os Prêmios RioMania da Associação Comercial do Rio de Janeiro, da qual é vice-presidente de Cultura, Orgulho Carioca da Prefeitura do Rio de Janeiro e Personalidade Cidadania 2006 da Unesco. Preside o movimento Rio como vamos.

05/06/2013