Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Cerimônia de posse do Acadêmico Marcos Vilaça acontece na ABL

Cerimônia de posse do Acadêmico Marcos Vilaça acontece na ABL

 

O Acadêmico Marcos Vilaça tomou posse na Presidência da Academia Brasileira de Letras no dia 17 de dezembro, no Petit Trianon.

Por unanimidade dos votos, Marcos Vilaça foi eleito no dia 10 de dezembro, recebendo 37 votos, havendo apenas uma abstenção por motivo de doença e um voto em branco do próprio candidato eleito.

A chapa oficial, liderada pelo novo Presidente, será assim constituída:

Presidente: Marcos Vinicios Vilaça
Secretária-Geral: Ana Maria Machado
Primeiro-Secretário: Domício Proença Filho
Segundo-Secretário: Luiz Paulo Horta
Tesoureiro: Murilo Melo Filho

A nova Diretoria sucede a atual - liderada pelo Presidente Cícero Sandroni-, eleita em 2007 e reeleita em 2008, permanecendo à frente da administração da ABL até o presente.

A Banda de Fuzileiros Navais abriu o evento, que contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e do Prefeito da capital fluminense Eduardo Paes.

A posse teve transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

Saiba mais

Marcos Vilaça

O advogado, escritor, ensaísta e professor Marcos Vinicios Vilaça ocupa, desde 1985, a Cadeira nº 26 de ABL, na sucessão de Mauro Mota, tendo presidido a Academia no biênio 2006/2007.

Pernambucano, Vilaça nasceu em Nazaré da Mata, em 1939. Em junho último, tendo completado 70 anos de idade, aposentou-se do Tribunal de Contas da União (TCU), após 50 anos ininterruptos de vida pública. Filho único de Antonio de Souza Vilaça e Evalda Rodrigues Vilaça, é casado com Maria do Carmo Duarte Vilaça, com quem tem três filhos: Marcantonio (falecido em 2000), Rodrigo Otaviano e Taciana Cecília.

Discurso de Posse na Presidência ABL 2009

17/12/2009

16/12/2009 - Atualizada em 16/12/2009