Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Centenário de morte de Raimundo Correia é tema de encerramento do Ciclo de Conferências “A Memória Reverenciada”

Centenário de morte de Raimundo Correia é tema de encerramento do Ciclo de Conferências “A Memória Reverenciada”

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu o encerramento do ciclo “A Memória Reverenciada”, com a presença do Acadêmico Lêdo Ivo, falando sobre “Raimundo Correia: 100 anos de morte”.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, o ciclo falou sobre: “Afrânio Coutinho: 100 anos”, com a participação dos Acadêmico Eduardo PortellaEvanildo Bechara e Eduardo Coutinho; e “Dinah Silveira de Queiroz: 100 anos”, com a presença de Zahidé Muzart.

A conferência de encerramento do ciclo “A Memória Reverenciada” aconteceu no dia 21 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

O evento tem patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Alberto Venancio Filho

Alberto Venancio Filho nasceu em 23 de janeiro de 1934 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Francisco Venancio Filho e Dina Venancio Filho.

Sexto ocupante da Cadeira nº 25, eleito em 25 de julho de 1991, na sucessão de Afonso Arinos de Melo Franco, e recebido em 14 de abril de 1992 pelo Acadêmico Américo Jacobina Lacombe. Recebeu os Acadêmicos Padre Fernando Bastos de Ávila e Celso Lafer.

Mais sobre o Acadêmico Alberto Venancio Filho.

 
Lêdo Ivo

Lêdo Ivo nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924, em Maceió (AL), filho de Floriano Ivo e Eurídice Plácido de Araújo Ivo. Casado com Maria Lêda Sarmento de Medeiros Ivo (1923-2004), tem o casal três filhos: Patrícia, Maria da Graça e Gonçalo.

Quinto ocupante da Cadeira nº 10, eleito em 13 de novembro 1986, na sucessão de Orígenes Lessa e recebido em 7 de abril de 1987 pelo Acadêmico Dom Marcos Barbosa. Recebeu os Acadêmicos Geraldo França de Lima, Nélida Piñon e Sábato Magaldi.

Mais sobre o Acadêmico Lêdo Ivo.


Raimundo Correia

Fundador da Cadeira nº 5, Raimundo Correia (R. da Mota de Azevedo C.), magistrado, professor, diplomata e poeta, nasceu em 13 de maio de 1859, a bordo do navio brasileiro São Luís, ancorado na baía de Mogúncia, MA, e faleceu em Paris, França, em 13 de setembro de 1911.

Mais sobre o Acadêmico Raimundo Correia.

Veja também

Perfil  da ABL no Twitter
Comente o evento no Okut
Curta no Facebook

21/6/2011

17/06/2011 - Atualizada em 16/06/2011