Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Centenário de Afrânio Coutinho é tema de abertura do Ciclo de Conferências “A Memória Reverenciada”

Centenário de Afrânio Coutinho é tema de abertura do Ciclo de Conferências “A Memória Reverenciada”

 

A Academia Brasileira de Letras promoveu a abertura do Ciclo de Conferências “A Memória Reverenciada”, com a presença do Acadêmico Eduardo Portella, do Acadêmico Evanildo Bechara e de Eduardo Coutinho, falando sobre o tema “Afrânio Coutinho: 100 anos”.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, o ciclo terá mais dois encontros: “Dinah Silveira de Queiroz: 100 anos, dia 16 de junho, por Zahidé Muzart; e, encerrando o ciclo, “Raimundo Correia: 100 anos”, dia 21 de junho, pelo Acadêmico Lêdo Ivo.

Após a conferência, será lançado o livro Discursos de Afrânio Coutinho, com organização de Eduardo  Coutinho e Vera Lúcia Teixeira Kauss. O lançamento acontecerá às 18h30min, na Sala dos Fundadores, no Petit Trianon.

O conferência de abertura do ciclo “A Memória Reverenciada” aconteceu no dia 7 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.

O evento tem patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Alberto Venancio Filho

Alberto Venancio Filho nasceu em 23 de janeiro de 1934 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Francisco Venancio Filho e Dina Venancio Filho.

Sexto ocupante da Cadeira nº 25, eleito em 25 de julho de 1991, na sucessão de Afonso Arinos de Melo Franco, e recebido em 14 de abril de 1992 pelo Acadêmico Américo Jacobina Lacombe. Recebeu os Acadêmicos Padre Fernando Bastos de Ávila e Celso Lafer.

Mais sobre o Acadêmico Alberto Venancio Filho

Eduardo Portella

Eduardo Portella nasceu em Salvador (BA), em 8 de outubro de 1932. Filho de Enrique Portella e de Maria Diva Mattos Portella. Fez os primeiros estudos em Feira de Santana e os secundários no Recife. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, em 1955.

Sexto ocupante da Cadeira nº 27, eleito em 19 de março de 1981, na sucessão de Otávio de Faria e recebido em 18 de agosto de 1981 pelo Acadêmico Afrânio Coutinho. Recebeu as Acadêmicas Lygia Fagundes Telles e Zélia Gattai e os Acadêmicos Carlos Nejar, Celso Furtado, Candido Mendes de Almeida, João Ubaldo Ribeiro, Ivan Junqueira , Alfredo Bosi e Geraldo Holanda Cavalcanti.

Mais sobre o Acadêmico Eduardo Portella

Evanildo Bechara

Evanildo Cavalcante Bechara nasceu no Recife (PE), em 26 de fevereiro de 1928. Aos onze para doze anos, órfão de pai, transferiu-se para o Rio de Janeiro, a fim de completar sua educação em casa de um tio-avô.

Quinto ocupante da Cadeira nº 33, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho e recebido em 25 de maio de 2001 pelo Acadêmico Sergio Corrêa da Costa.

Mais sobre o Acadêmico Evanildo Bechara

Eduardo Coutinho

Nascido em SP em 1933, Eduardo Coutinho se diplomou em cinema pelo Institut des Hautes Études Cinematographiques (IDHEC), em Paris. De volta ao Brasil, foi gerente de produção de “Cinco vezes favela”, primeiro longa-metragem do Centro Popular de Cultura da UNE/RJ.

Nos anos 60, dirigiu “O Pacto”, episódio do longa-metragem “ABC do Amor”, “Faustão” e “O homem que comprou o mundo”. Entre 1976 e 1983, dirigiu vários documentários para o Globo Repórter, entre eles, “Teodorico, o imperador do sertão” e foi responsável pela parte documental da mini-série “Anarquistas Graças a Deus”. Foi também co-roteirista de filmes como “A falecida”, de Leon Hirszman e “Dona Flor e seus Dois Maridos”, de Bruno Barreto.

Mais sobre Eduardo Coutinho

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

 

7/6/2011

02/06/2011 - Atualizada em 01/06/2011