Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ao vivo: Flávio Loureiro Chaves encerra 9º Ciclo de Conferências

Ao vivo: Flávio Loureiro Chaves encerra 9º Ciclo de Conferências

 
A nona edição do Ciclo de Conferências chega ao fim discutindo o lado romancista do acadêmico Moacyr Scliar.

A última série do tema Romancistas na ABL leva ao público a análise do professor Flávio Loureiro Chaves sobre o autor de "A mulher que escreveu a Bíblia".

Eduardo Portella, Lêdo Ivo e Domício Proença Filho também participaram do 9º Ciclo. Os acadêmicos debateram sobre os confrades Ana Maria Machado, Antonio Olinto e José Sarney.

Assista à conferênciaao vivo

 

Conheça o conferencista:

Flávio Loureiro Chaves

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo, USP.

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Cultura Regional da Universidade de Caxias do Sul.

Professor titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesta Universidade foi Diretor do Programa de Pós-Graduação em Letras, Pró-Reitor de Extensão e coordenou o projeto de implantação do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados.

Ministrou cursos de pós-graduação na Universidade de Brasília e integrou bancas examinadoras nas universidades federais do Paraná, de Santa Catarina, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, da Bahia e na Universidade de São Paulo.

Foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, realizando projeto de investigação sobre “História e Literatura”.

No plano internacional foi convidado oficial do governo dos Estados Unidos ao seminário sobre “Política Cultural da Universidade”, realizado em Washington.

Nesse mesmo ano foi Professor Visitante da Escola Superior de Jornalismo em Portugal e, ocupou o posto de Professor Convidado da Universidade de Rennes, na França.

Participando de vários congressos internacionais, pronunciou conferências na Universidade de Bruxelas e na sede da UNESCO em Paris.

Sua obra publicada apresenta mais de uma centena de artigos e os seguintes livros: Ficção latino-americana, O mundo social do Quincas Borba, O brinquedo absurdo, O ensaio no Rio Grande do Sul, História e Literatura, Matéria e Invenção, Erico Verissimo, o escritor e seu tempo, Simões Lopes Neto e Ponta de Estoque.

Foi o organizador do volume póstumo das memórias de Erico Verissimo: Solo de Clarineta II.

Dentre as distinções atribuídas incluem-se os seguintes prêmios: “Prêmio de Ensaios  Estado do Rio Grande do Sul”, “Prêmio Erico Verissimo”, outorgado pela Câmara Municipal de Porto Alegre, “A eleição para a Academia Rio-Grandense de Letras” e “ A eleição para sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul”.

Atualmente orienta trabalhos pós-graduados na Universidade de Caxias do Sul onde desenvolve o projeto de pesquisa "A idéia de região na ficção do século 20".

20/11/2007 - Atualizada em 20/11/2007