Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > AO VIVO: Ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores” tem início na ABL

AO VIVO: Ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores” tem início na ABL

 

Assista ao vivo ao início do segundo ciclo de conferências da instituição, intitulado “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e educação”.

Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.

De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?

O ciclo terá ainda mais três conferências: “Relato de experiência”, no dia19 de abril, por Ítalo Moriconi; “O cânon em questão I”, dia 26 de abril, por Marisa Lajolo; e, encerrando o ciclo, “O cânon em questão II”, dia 3 de maio, por Beatriz Resende.

 “Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de abertura, “Antologias e educação”, acontece no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca.

Saiba mais

Jornalista, professor e escritor, o Acadêmico Arnaldo Niskier formou-se em Pedagogia e se tornou um dos nomes de maior destaque na Educação. Participa de forma ativa de muita das mais importantes associações e entidades pedagógicas, literárias e culturais do país e do exterior.

Arnaldo Niskier nasceu no Rio de Janeiro em 30 de abril de 1935. Sétimo ocupante da Cadeira nº 18, foi eleito para a ABL em 22 de março de 1984. Autor de vários livros sobre educação, assim como conferencista atuante tanto no Brasil quanto no exterior, também é Acadêmico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Confira o perfil do Acadêmico Arnaldo Niskier

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

Clique aqui para assistir ao vivo.

12/4/2011

12/04/2011 - Atualizada em 11/04/2011