Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Evanildo Bechara encerra o ciclo “Memória reverenciada” na ABL

Acadêmico Evanildo Bechara encerra o ciclo “Memória reverenciada” na ABL

 

A quarta e última conferência do ciclo “A memória reverenciada”, da Academia Brasileira de Letras, teve como tema “Domício da Gama: o escritor e diplomata”, com  participação do Acadêmico  Evanildo Cavalcante Bechara, atual ocupante da cadeira 33, fundada pelo homenageado, que escolheu Raul Pompeia como patrono.

O evento comemorou o sesquicentenário de nascimento de Domício da Gama, um dos dez Acadêmicos eleitos na sessão de 28 de janeiro de 1897, para completar o quadro de fundadores da Academia.

A coordenação do ciclo foi do Acadêmico Alberto Venancio Filho, e a conferência aconteceu no 24 de julho, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

O ciclo registrou três conferências. A primeira,  realizada no dia 3 de julho, teve como tema “Evandro Lins e Silva, doutor em humanidade”, com o jurista Fábio Konder Comparato. A segunda homenageou o Acadêmico Álvaro Lins, no dia 10, com palestra do Acadêmico Ivan Junqueira, sob o tema “Álvaro Lins e a crise da literatura”.  A terceira foi pronunciada pelo Acadêmico João Ubaldo Ribeiro sobre “Jorge Amado e a invenção do Brasil”, no dia 17.

Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

Evanildo Bechara
       
Professor Titular de Filologia Românica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professor Emérito da UERJ e da UFF, o Acadêmico Evanildo Bechara foi professor catedrático da Universidade de Coimbra e da Universidade de Colônia.
 
Faz parte da Comissão Científica da Société  Linguistique Romanne com  sede  em Strassburgo. Pertence à Academia Brasileira de Filologia e à Associação de Romanistas.

Diretor da revista Confluência do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português. Pelo mesmo Instituto, publicou uma obra coletiva intitulada Na ponta da língua. Integram a publicação artigos de Silvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Antônio Geraldo da Cunha, Maximiano de Carvalho e Silva, Antonio Basílio Rodrigues. Professor Bechara é o coordenador desta série,  que já tem 479 artigos publicados.

Diretor da Revista Littera.  Preparou, junto com Segismundo Spina, a 1ª edição da coleção de onde saíram 14 volumes dentro da Antologia de Os Lusíadas. A 2ª edição melhorada foi publicada pela Editora da Universidade de São Paulo.

Autor de um capítulo no livro coletivo Trivium e Quadrivium em que escreve sobre a História da Gramática na Idade Média, pela Editora Ibis de São Paulo.

Entre outros livros, é autor da Moderna gramática portuguesa, em 37ª edição e 5 reimpressões; de Lições de português pela análise sintática, em 16ª edição, Gramática escolar da Língua Portuguesa, Língua e Linguagem e A nova ortografia.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

24/7/2012

18/07/2012 - Atualizada em 17/07/2012