Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Afonso Arinos, filho lança livro “Tramonto”

Acadêmico Afonso Arinos, filho lança livro “Tramonto”

 

O Acadêmico, diplomata, deputado e jurista Afonso Arinos, filho, sexto ocupante da Cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 22 julho de 1999, na sucessão de Antonio Houaiss – e recebido em 26 de novembro de 1999 pelo Acadêmico José Sarney – lança, pela Objetiva, o livro Tramonto, no qual apresenta suas memórias sobre sua vida familiar e de sua atuação como homem público. O evento está programado para o dia 19 de setembro, quinta- feira, às 19 horas, na Livraria Argumento, na Rua Dias Ferreira, no Leblon.

“É dos livros mais sensíveis de Afonso, senão o mais livre, o mais atravessado de uma prosa poética cheia de luz”, afirma o Acadêmico Marco Lucchesi, responsável pela apresentação do livro, juntamente com o jornalista Flávio Tavares. O prefácio é do Acadêmico e jornalista Merval Pereira, e o posfácio, de Constança Hertz. Alguns dos aspectos mais exaltados em Tramonto são a sinceridade e a paixão com as quais Afonso conduz sua narrativa, segundo seus editores.

A trajetória de Afonso Arinos, filho, nascido em novembro de 1930, caminha junto a momentos cruciais da História do Brasil e do mundo no século XX. Não somente por sua atuação pública, mas também por suas origens. Filho do Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco – renomado jurista e político, escritor e autor da histórica lei 1.390 (contra a discriminação racial). Ele também é sobrinho-neto de Afonso Arinos, um dos mais importantes escritores sertanistas, e do político e diplomata Afrânio de Melo Franco.

Apesar de ter sido Deputado na Assembleia Constituinte do Estado da Guanabara e, posteriormente, Deputado Federal pela mesma unidade federativa, a trajetória de Afonso Arinos, filho, como homem público não se resumiu à política. Ao mesmo tempo em que exercia cargos na diplomacia, fosse nos Estados Unidos, em Roma ou em Caracas, colaborava com alguns dos mais importantes jornais do Brasil.

São incontáveis os casos que viveu: conselheiro na embaixada brasileira em Washington, Afonso Arinos protestou disfarçado contra a guerra do Vietnã. Ele também sofreu um atentado, rompeu com Carlos Lacerda por divergências políticas, foi nomeado embaixador no Vaticano por José Sarney, brincou com João Paulo II. Tudo é contado em Tramonto com um olhar que mescla experiências pessoais com análises abrangentes.

Mas, ao invés de focar apenas nas inúmeras situações privilegiadas que viveu em sua atribulada vida pública, Afonso Arinos aborda também seu lado mais pessoal. Percorre os mais de 55 anos passados ao lado da esposa Beatriz, da América Latina à Europa e os Estados Unidos. E também emociona ao tratar da perda do pequeno filho Virgílio, em 1962.

Saiba mais

Serviço
Lançamento: dia 19 de setembro de 2013, a partir das 19 horas
Local: Livraria Argumento, na Rua Dias Ferreira, no Leblon
Editora Objetiva
190 páginas
Preço: R$ 36,90

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

16/9/2013

16/09/2013 - Atualizada em 15/09/2013