Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco fala sobre "Vinicius, boêmio, poeta e diplomata"

Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco fala sobre "Vinicius, boêmio, poeta e diplomata"

 

O Acadêmico, jornalista e diplomata Affonso Arinos de Mello Franco fez a segunda palestra do ciclo Vinicius de Moraes: poesia de muitos plurais, sob coordenação do Acadêmico e poeta Ivan Junqueira, denominada Vinicius, boêmio, poeta e diplomata. O evento aconteceu no dia 3 de dezembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

O ciclo terá ainda mais uma conferência: Vinicius, o poeta da imperfeição, com o jornalista e escritor José Castello, no dia 10 de dezembro.

Saiba mais

Affonso Arinos de Mello Franco

Sexto ocupante da Cadeira nº 17 (fundada por Sílvio Romero, que escolheu como Patrono Hipólito da Costa), eleito em 22 de julho de 1999, na sucessão de Antonio Houaiss, Affonso Arinos de Mello Franco (Afonso Arinos, filho)  nasceu em Belo Horizonte (MG). Fez o curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil; o curso de Preparação à Carreira de Diplomata no Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores; o curso de Doutorado, Seção de Direito Público, na Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil; o curso de Aperfeiçoamento de Diplomatas no Instituto Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores.

Iniciou a carreira de Diplomata em 1952, como Cônsul de Terceira Classe, e, em 1953, fez estágio na Divisão de Questões Jurídicas do Departamento Jurídico das Nações Unidas, em Nova York. Às suas funções e cargos, no Brasil e no exterior, somam-se atividades jornalísticas e de divulgação cultural, legislativas e docentes. Na área jornalística, trabalhou na revista Manchete, foi correspondente do Jornal do Brasil em Roma; colaborador da Tribuna da Imprensa; da revista Fatos e Fotos / Gente; da TV Educativa; da Enciclopédia do Brasil Ilustrada; comentarista da TV Manchete, 1995-99; e colaborador do Jornal do Commercio.

De 1960 a 1962, foi deputado à Assembleia Constituinte e Legislativa do Estado da Guanabara, na qual se destacou como membro da Comissão de Constituição e Justiça, em 1961, e como presidente da Comissão de Educação, em 1962. Em 1964-65, foi professor de Civilização Contemporânea no Departamento de Jornalismo do Instituto Central de Letras da Universidade de Brasília. De 1964 a 1966, foi deputado federal pelo Estado da Guanabara, tendo sido, em 1965-66, membro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Além de Sílvio Romero e Antonio Houaiss, ocuparam a Cadeira 17 Osório Duque-Estrada, Roquette-Pinto e Álvaro Lins.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

28/11/2013

 

27/11/2013 - Atualizada em 27/11/2013