Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras defende o aperfeiçoamento das leis de proteção aos direitos autorais

Academia Brasileira de Letras defende o aperfeiçoamento das leis de proteção aos direitos autorais

 

A Academia Brasileira de Letras realizou nesta terça-feira, dia 09 de março, a primeira conferência – “O direito autoral e a ABL” – do Ciclo Direitos Autorais. Na abertura dos trabalhos, o Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, presidente da Casa, lembrou o comprometimento “da ABL com tudo que significa democracia”. Disse, ainda, que “é um imperativo dos tempos modernos regular a remuneração do trabalho intelectual”.

As personalidades convidadas pela ABL para a conferência, sob coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, advogado, jurista, professor e historiador, alertaram para a necessidade de se regulamentar o uso da propriedade intelectual pela mídia, mais especificamente a internet.

O conferencista, o advogado Gustavo Martins de Almeida, apresentou de forma sucinta a história da defesa dos direitos autorais desde a Idade Média. O também advogado Cláudio Lins de Vasconcelos advertiu para os perigos da utilização indevida da propriedade intelectual, tanto individual quanto empresarial. Defendeu a criação imediata de uma legislação em defesa do autor. O outro convidado, o compositor Fernando Brandt, disse que acredita que o caminho será um meio termo entre a defesa do autor e o uso da sua obra.

O Ciclo Direitos Autorais continuará na próxima terça-feira, dia 16, com a conferência “O direito autoral e os desafios das novas tecnologias”, sob coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho. O conferencista será o advogado Sydney Limeira Sanches, especialista em direito intelectual, tendo como convidado o jornalista Luis Erlanger.

O evento teve transmissão ao vivo pelo Portal da ABL e patrocínio da Petrobrás.

Faça aqui sua inscrição.

Saiba mais

Gustavo Martins de Almeida
Gustavo Martins formou-se em Direito em 1981 pela PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). É Professor de Direito Autoral no Centro Cultural Cândido Mendes. Foi organizador e palestrante do Seminário Mercado Editorial Brasileiro, no Salão do Livro Infanto-Juvenil (Paris - 2005) e participou do 6º Encontro de Propriedade Intelectual e Comercialização de Tecnologia (2004).

Membro da Comissão de Projetos Culturais Incentivados do Estado do Rio de Janeiro (Lei de ICMS) desde 2000, integrou ainda a Comissão de Direito Autoral da OAB - RJ.

Atua na área de contencioso civil e comercial, responsabilidade civil, lei de imprensa e faz consultoria e contencioso as áreas de direito autoral e de imagem”.

Sydney Limeira Sanches
Advogado no Rio de Janeiro, Sydney Sanches graduou-se em Direito pela PUC-RJ. Especializado em Direitos Intelectuais, é Mestre em Bens Culturais e pós graduado em Direito da Economia pela FGV-RJ. É Professor do MBA em Gestão Cultural da Cândido Mendes-RJ e do Curso de Direito do Entretenimento da FGV-SP. Foi Presidente da Comissão de Direito Autoral, Direitos Imateriais e Entretenimento da OAB-RJ (2007/2009).

Sydney é Membro e Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros - IAB, Membro do CODEPIN - Conselho Estadual de Defesa da Propriedade Intelectual, co-autor de "A cadeia produtiva da economia da Música" e de "A cadeia produtiva da economia do Carnaval", autor de diversos artigos em sua especialidade e advogado de diversos titulares de direitos autorais.

9/3/2010

09/03/2010 - Atualizada em 08/03/2010