Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL realiza mesa-redonda homenagem ao Acadêmico Francisco de Assis Barbosa

ABL realiza mesa-redonda homenagem ao Acadêmico Francisco de Assis Barbosa

 

A Academia Brasileira de Letras realizou, no dia 15 de maio, quinta-feira, às 17h30min, no Salão Nobre do petit Trianon, mesa-redonda em homenagem ao centenário de nascimento do Acadêmico Francisco de Assis Barbosa. A coordenação foi do Acadêmico Alberto Venancio Filho e contou com a participação dos Acadêmicos Alberto da Costa e Silva e Sergio Paulo Rouanet.

As mesas-redondas são transmitidas ao vivo pelo portal da ABL.

Saiba mais

O Acadêmico

Sétimo ocupante da Cadeira 13, eleito em 19 de novembro de 1970, na sucessão de Augusto Meyer, Francisco de Assis Barbosa foi jornalista, biógrafo, historiador e ensaísta, nasceu em Guaratinguetá, SP, em 21 de janeiro de 1914, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 8 de dezembro de 1991.

Iniciou a atividade de jornalista ainda estudante. Com Donatelo Grieco e Fernando de Castro lançou o jornal Polêmica, passando depois a redator-chefe. Ao lado de sua atividade no jornalismo, exerceu cargos administrativos e de assessoria editorial: foi técnico de educação, servindo na seção de publicações do Instituto Nacional do Livro sob a chefia de Sérgio Buarque de Holanda.

Autor de uma obra em que se evidencia o rigor da pesquisa e da interpretação, Francisco de Assis Barbosa escreveu A vida de Lima Barreto, biografia completa do escritor, além de ter compilado e anotado a edição das Obras completas de Lima Barreto, com a colaboração de Antonio Houaiss e M. Cavalcanti Proença. O livro Retratos de família é um álbum de recordações dos grandes vultos da nossa cultura. Entre os vários livros de Assis Barbosa, voltados aos assuntos e problemas brasileiros, destaca-se a biografia Juscelino Kubitschek.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta o evento no Facebook

15/5/2014

07/05/2014 - Atualizada em 06/05/2014