Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL promove mesa-redonda "A Atualidade de Euclides da Cunha" nas comemorações so centenário de morte do escritor

ABL promove mesa-redonda "A Atualidade de Euclides da Cunha" nas comemorações so centenário de morte do escritor

 

A Academia Brasileira de Letras promove hoje,  dia 15 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., a mesa-redonda “A atualidade de Euclides da Cunha”, que terá como palestrantes Marcio José Lauria, José Arthur Rios e Gláucia Villas Bôas.

As comemorações do Centenário de Euclides da Cunha tiveram início em agosto, com o Ciclo de Conferências da ABL, coordenado pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho e a abertura da Exposição “Euclides um brasileiro”, e se estenderão até o mês de novembro com diversos eventos que homenageiam o escritor de Os Sertões e a participação de diversos estudiosos de sua obra.

O evento terá entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL. Serão fornecidos certificados de frequência.

Saiba mais

Marcio José Lauria

Professor da Fundação Euclides da Cunha (FEUC) e de Literatura e Teoria Literária da UNIP de São José do Rio Pardo-SP Marcio José Lauria é também presidente do Conselho Euclidiano na mesma cidade, escritor e crítico literário. É autor de Ensaios Euclidianos e de Tratador de Palavras, sua obra poética mais recente, além de, entre outros artigos, ter publicado o texto “Machado e Euclides: Confrontos e Contrastes”, publicado no Caderno Especial Euclidiano. É considerado um importante especialista da obra de Euclides da Cunha, foi também vereador e presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo.

José Arthur Rios

Sociólogo, ensaísta, professor universitário e pesquisador, é autor de Sociologia da Corrupção e Raízes do Marxismo Universitário, além de diversos outros livros publicados no Brasil e no exterior.

Gláucia Villas Boas

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, estudou na Universidade Erlangen Nurnberg e doutorou-se em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Concentra suas atividades de docência e pesquisa no campo da Teoria Sociológica e da Sociologia da Cultura com ênfase nos seguintes temas: pensamento sociológico brasileiro, movimentos de renovação artísticos, históricos das ciências sociais e recepção e circulação de idéias. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Sociologia da Cultura que reúne pesquisadores, jovens graduandos e pós-graduandos. Publicou recentemente os livros Mudança Provocada (2006), A Recepção da Sociologia Alemã (2006) e A Vocação das Ciências sociais no Brasil (2007).

13/10/2009

13/10/2009 - Atualizada em 12/10/2009